Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

PETROBRAS BR, IPIRANGA E SHELL SÃO OS POSTOS MAIS POPULARES

Redação | 22 de Setembro de 2021 - 17:04

Estudo realizado pela SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação e Net Promoter Score (NPS), mostra que os postos Petrobras BR, Ipiranga e Shell são as marcas com maior índice de popularidade entre os brasileiros. Foram citadas por 73,2%, 72,8% e 69,1% dos entrevistados, respectivamente. Seguindo o ranking de popularidade, o Posto Extra aparece em quarto lugar com 55,9% das menções, acompanhado do Posto Carrefour (49,1%) e Ale (40,6%).

Quando questionados sobre a qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos, Shell e Ipiranga lideram o ranking de NPS com média de 55,7 e 51,9, respectivamente. A terceira maior média de NPS ficou para Posto Carrefour, com nota 49,5, seguido do Posto Extra (46,8), Petrobrás (44,8) e Ale (7,6).

A média de NPS é retirada das respostas à pergunta: “Em uma nota de 0 a 10, quanto você recomendaria esse serviço para um amigo?” A análise permite que o respondente avalie os serviços prestados pela empresa e, com base nesse termômetro, a empresa consegue fazer uma separação entre clientes Promotores, Neutros e Detratores da marca.

Uma categoria que se destacou, porém de forma negativa, foram os “postos sem bandeira” - também conhecidos como “bandeira branca” - que são os postos de combustíveis não filiados às grandes marcas. Apesar do crescimento em sua popularidade (28,2), quando perguntado utilizando métrica de recomendação (NPS), os postos dessa categoria registraram uma nota de menos 63,6, em uma escala que vai de -100 a 100.

De acordo com Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX, mesmo com a alta dos combustíveis e tendo como as piores avaliações as categorias “Promoções/Programas de Fidelidade” e “Custo-Benefício”, os clientes ainda preferem consumir as marcas mais conhecidas, por conta de seus bons serviços prestados.

A SoluCX ouviu 2.276 pessoas em São Paulo, entre os dias 21/07/2020 e 21/08/2021, sobre os serviços de cinco marcas e postos sem bandeira com atuação na maior capital do país.