Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

VALOR DOS ANÚNCIOS DIGITAIS SOBE 25% NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO

Redação | 22 de Outubro de 2021 - 13:55

Os investimentos em publicidade digital no país somaram 13,2 bilhões de reais no primeiro semestre deste ano, com alta de 25% sobre período igual anterior. Os anúncios publicados em mobile representaram 73% do share total. Em todo 2020, o valor chegou a 23,7 bilhões de reais, com alta de 48% em relação a  2019.

Os dados foram divulgados pelo IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no país, em parceria com a Kantar Ibope Media. Eles lançaram o Digital AdSpend, que permite uma visão estratégica dos investimentos em mídia digital no Brasil, considerando visões setoriais e expectativas para os próximos meses.

“A partir deste ano, o IAB Brasil conta com a Kantar Ibope Media como parceira na elaboração do Digital AdSpend, para levar uma visão ainda mais ampla dos cenários de setores e categorias que fazem parte da publicidade digital”, explica Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media no Brasil. “O estudo tem como objetivo disponibilizar informações para que o setor tome as decisões de maneira estratégica, compreendendo as atividades publicitárias com os mesmos critérios em todos os pontos de contato utilizados pelo consumidor”, complementa ela.

O IAB Brasil perguntou também para seus associados sobre a previsão para o investimento em publicidade digital neste ano, comparando a 2020, e identificou que 79% das empresas associadas pretendem aumentar seus investimentos; outros 16% pretendem manter e 5%, diminuir.

Segundo o levantamento, cerca de 90% das transações de mídia digital em 2020 foram feitas de maneira automatizada, sendo 83% em plataformas self service, 4% em Programmatic Direct e 3% em Programmatic RTB (lances em tempo real). Completaram o share de modelos transacionais, as compras diretas (não automatizadas), representando 6% das transações e Adnetworks com 4%.

Os dados também apontam que em 2020, o vídeo foi o formato líder nas redes sociais e representou mais de 80% do total da verba investida na publicidade digital, em comparação aos demais formatos de anúncios. Os três segmentos de anunciantes com maior participação na publicidade digital foram Serviços ao Consumidor (21,9%), Comércio (14,8%) e Financeiro e Securitário (12,2%).