Brasília, 14 de Julho de 2025 - 18:02

APENAS 21% DOS BRASILEIROS ACHAM QUE OS ANÚNCIOS FAZEM SENTIDO PARA ELES, APONTA SERASA EXPERIAN

Apesar com a digitalização do consumo no Brasil, a personalização nas campanhas publicitárias ainda deixa a desejar. Segundo dados inéditos da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, embora 66% dos brasileiros realizem metade ou mais compras no ambiente online, apenas 21% acreditam que os anúncios que recebem fazem sentido para suas vidas. Em relação à percepção de relevância, os dados são ainda mais alarmantes para o mercado publicitário: 30% das pessoas afirmam que nenhum anúncio faz diferença para eles.

Giovana Giroto, nova VP de Marketing da Serasa Experian

Para a Vice-Presidente de Marketing da Serasa Experian, Giovana Giroto, os dados evidenciam um desafio estratégico: a desconexão entre volume de informação disponível e sua aplicação prática na comunicação com o consumidor. “Temos tecnologia e dados como nunca antes, mas continuamos falando com grupos genéricos, não com as pessoas. Personalizar de verdade significa entender o contexto de vida de cada indivíduo e criar histórias que façam sentido para ele,” afirma Giovana.

A executiva ilustra a diferença com um exemplo prático: em vez de direcionar um anúncio para “mulheres de 25 a 35 anos interessadas em moda”, uma marca poderia considerar variáveis como localização, renda, fase de vida e comportamento recente como o início em um novo emprego para construir uma mensagem com mais propósito e conexão. “Quando entendemos que uma mulher começou um novo ciclo profissional, mora na capital e tem intenção de renovar o guarda-roupa, conseguimos nos comunicar com empatia e não apenas com dados frios. É nessa interseção entre criatividade e inteligência que o marketing evolui,” reforça.

O discurso da executiva reflete o atual momento estratégico da Serasa Experian, que vem expandindo sua atuação para além da tradicional imagem de bureau de crédito, serviço que continua sendo parte central do negócio. A companhia se consolida agora como uma datatech, empresa que transforma dados em inteligência aplicada para diversas finalidades, incluindo soluções de marketing avançadas, como a hipersegmentação. Ao combinar tecnologia, análise de dados e criatividade, a companhia oferece às marcas ferramentas para construir campanhas mais eficazes e experiências personalizadas, alinhadas ao comportamento e ao contexto real dos consumidores.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter