Há mais de duas décadas na grade da rádio, o “Arquivo Novabrasil”, antes chamado de Acervo MPB, se dedica a resgatar histórias e celebrar a vida e obra dos grandes artistas da música popular brasileira. Agora, o programa original da Novabrasil amplia seu alcance e ganha formato audiovisual, com estreia na última quarta-feira, 9 de abril.
Apresentada por Lívia Nolla, a atração traz episódios semanais exibidos no canal oficial da rádio no YouTube, sempre às quartas. A primeira temporada em vídeo terá o Samba como tema central, resgatando biografias de artistas que moldaram o estilo musical e a identidade sonora do Brasil, promovendo a vida e a obra de nomes como Clara Nunes, Cartola, Clementina de Jesus, Adoniran Barbosa, João Nogueira, Noel Rosa, Bezerra da Silva e Pixinguinha.
“Este programa é um dos pilares da grade porque promove o legado dos grandes arquitetos da música popular brasileira”, afirma o diretor artístico da Novabrasil, Eduardo Leite. “Exibido por temporada, ele está de volta celebrando os 25 anos da Novabrasil e dando ainda mais visibilidade para o gênero musical mais popular do País: o samba”, diz.
A nova temporada vai ficar disponível em todas as plataformas digitais de áudio e, pela primeira vez, será exibida no canal do YouTube com o objetivo de perenizar esse conteúdo para todas as gerações. “É uma maneira de garantir que suas vozes ecoem para além do tempo”, diz Cíntia Ribeiro Santana, que colaborou com a formatação desta nova temporada.

“Nós entendemos o ‘Arquivo Novabrasil’ como um projeto essencial para reforçar a importância da MPB e sua relevância como um dos nossos maiores legados culturais. É uma memória viva”, afirma Lívia Nolla.
Com o novo formato, a Novabrasil busca valorizar o patrimônio cultural brasileiro. “Embora traga a música no centro, o programa é amplo o suficiente para celebrar também temáticas como arte, cultura, cinema, história, literatura, criatividade e outros legados que igualmente se destacam em nosso país, abrindo espaços para marcas que se identifiquem com esses segmentos”, afirma Eduardo Leite.
A atração tem apresentação de Lívia Nolla, que também é responsável pelo trabalho de pesquisa, texto e roteiro. Cantora, comunicadora e atriz, Lívia é especializada em música popular brasileira e atua há mais de 15 anos à frente de projetos musicais e artísticos. Na rádio, também é colunista, pesquisadora musical e apresentadora. Ela comandou programas como “Radar”, “Acervo MPB” e “Vitrine Novabrasil”.