O Banco do Brasil decidiu reforçar a sua presença no skate brasileiro, fortalecendo a cena amadora nacional com o lançamento do BB LAB, oLaboratório do Skate Brasileiro. Criado em 2020 como Liga Amadora de Bowl, o evento cresce com o apoio do BB e se transforma em uma plataforma completa do skate amador, contemplando agora as modalidades park e street em três etapas.
Além disso, está criando iniciativas de capacitação para profissionais da indústria do skate, como creators, videomakers, fotógrafos, comentaristas, locutores e juízes. A primeira etapa será realizada neste fim de semana, nos dias 12 e 13 de outubro, em Nova Lima (MG).

“A atuação do Banco do Brasil no esporte busca o fomento à modalidade e à cadeia de profissionais que atuam na área, a valorização dos atletas e o surgimento de novos ídolos”, afirma a diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, Paula Sayão.
Com o objetivo de ser a porta de entrada do skate brasileiro e de fazer da modalidade uma ferramenta de transformação social, a plataforma oferecerá palestras, workshops e mentorias com profissionais reconhecidos do esporte durante os eventos. O BB LAB pretende, ainda, oferecer uma programação perene de aulas e pesquisas, que serão realizadas nas Casa LayBack espalhadas pelo Brasil e abertas para projetos sociais.
“Este projeto talvez seja um dos mais importantes no nosso núcleo de skate, pois temos a missão de continuar o legado de fomento ao esporte iniciado pelo Pedro Barros, que já rendeu até medalhas olímpicas”, diz o CEO da 213 Sports, Pedro Dau de Mesquita.
O projeto conta com um time de embaixadores de peso, como a bicampeã mundial e medalhista olímpica Rayssa Leal, o campeão mundial e medalhista olímpico Pedro Barros e o campeão da etapa do SLS Sydney Felipe Gustavo, que irão compartilhar ensinamentos com as novas gerações de skatistas brasileiros.
“A importância de ter grandes nomes como embaixadores é inspirar os jovens skatistas” , afirma a CEO da The Base Sports, Tatiana Braga. A agência é responsável pelo gerenciamento dacarreira e imagem de Rayssa Leal e Pedro Barros.
Circuito BB LAB
Com foco no desenvolvimento das categorias de base, o BB LAB – Laboratório do Skate Brasileiro reforçou a sua frente de competições e oportunidades aos skatistas amadores brasileiros, como uma liga de eventos próprios nas modalidades Park e Street, o Circuito BB LAB.
Em 2024, o circuito contará com três etapas, em Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo, esta última com peso 2 no ranking BB LAB. Os vencedores da temporada serão aqueles que somarem mais pontos ao final da etapa de São Paulo.
Na primeira etapa, serão pré-convidados a participar da disputa os skatistas no Top 20 do Ranking LAB 2023 (para modalidade park) e do Ranking Brasileiro de Street 2023. A organização oferecerá ainda quatro “wild cards” por evento, sendo dois para skatistas locais e dois para skatistas de projetos sociais. Caso os convidados não completem as baterias, outros skatistas serão escolhidos entre os ranqueados.
Esta primeira etapa será disputada nos dias 12 e 13 de outubro, na Casa LayBack, em Nova Lima (MG). Nesta sexta-feira, dia 11, serão realizados os treinos técnicos dos skatistas credenciados, além de aulas de graffiti e rodas de conversas sobre o skate com o público presente, que pode solicitar seu ingresso gratuito através da página do evento na Zigpay.
A segunda etapa será disputada nos dias 9 e 10 de novembro, em Florianópolis. O circuito BB LAB 2024 se encerra na capital paulista, nos dias 12 e 13 de dezembro. A disputa do park será na Layback Park SP. Já a disputa do street será no estacionamento do Ginásio do Ibirapuera, onde nos dias 14 e 15 acontece o SLS Super Crown World Championship apresentado pela BB Seguros.
O BB LAB é uma realização da 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e da LayBack. O projeto possui patrocínio do Banco do Brasil e apoios de Rumo Logística, Royal Enfield, Lupo, Dropdead e Fórmica.