A agência Binder, em parceria com a Unimed Ferj, lança o projeto SOS Songs, iniciativa que une inteligência artificial e música durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.
A depressão é um dos maiores desafios de saúde mental no Brasil, que lidera os índices da América Latina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 11 milhões de brasileiros convivem com a doença, muitas vezes de forma silenciosa, refletida em isolamento social e mudanças sutis de comportamento.
O SOS Songs analisa, com apoio da inteligência artificial, o perfil emocional das músicas mais ouvidas no Spotify por cada usuário. A tecnologia interpreta características como energia, dançabilidade e tonalidade das faixas para criar um retrato simbólico do “clima” da playlist. O objetivo não é diagnosticar, mas estimular uma reflexão sobre como a pessoa está se sentindo e inspirar escolhas que favoreçam o equilíbrio emocional.
“Ao unirmos tecnologia, dados e empatia, queremos mostrar que é possível transformar a escuta em um gesto de cuidado”, diz o supervisor de criação da Binder, Marcelo Andrade.
Com a autorização do usuário, o sistema identifica padrões e, quando detecta sinais simbólicos de baixa energia ou de possível sofrimento emocional, convida o ouvinte, de forma não invasiva, a explorar playlists personalizadas, compostas por músicas mais leves e otimistas. Assim, a experiência musical se transforma em uma oportunidade para se cuidar.
Além do acesso ativo pelo site sossongs, os ouvintes que estiverem imersos em faixas de tom mais denso ou melancólico no Spotify poderão receber banners e mensagens de áudio sugerindo uma pausa para reflexão.
“Com essa iniciativa, demonstramos como criatividade e tecnologia podem se unir em uma campanha de escuta ativa, não invasiva e humana, capaz de alertar sem alarmar,” afirma o gerente de mercado da Unimed Ferj, Herval Bezerra.
O SOS Songs também direciona os usuários a canais de apoio, como o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Ficha Técnica
Agência: Binder
Cliente: Unimed Ferj
Campanha: SOS Songs
Aprovação no Cliente: Herval Bezerra, Marcela Magalhães, Rebeca Caldas, Daniele Firmino, Evelyn Casaca, Aleixo Teixeira e Lucas Sobral
CEO: Glaucio Binder
Diretor de Operações: Igor Binder
VP de estratégia: Lucas Daibert
VP de Criação: Marcos Apostolo
Direção de Criação: Leandro Euzébio
Supervisor de Criação: Marcelo Andrade
Criação: Alex Bittencourt, Leandro Euzébio e Marcelo Andrade
Conteúdo: Bruna Maba e Renique Alves
Atendimento: Igor Binder, Eloisa Pinheiro, Bárbara Reis, Gabriela Lins e Flavia Casares
Mídia: Miriã Lisboa, Raquel Soares, Amanda Carvalho e Ana Garcia
Produção e RTV: Gabriella Cardoso e Nathália Freitas
Curadoria e Desenvolvimento: Tecla Music Agency
Produtora de Áudio: Pinguim






