Brasília, 07 de Novembro de 2024 - 6:35

BRASIL E FRANÇA ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA O SETOR AUDIOVISUAL

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o diretor de assuntos europeus e internacionais do CNC (Centro Nacional de Cinema da França), Jérémie Kessler, assinaram um acordo inédito de cooperação audiovisual entre Brasil e França na manhã desta quinta-feira (dia 3 de outubro). A solenidade foi realizada no Armazém da Utopia, sede do Festival do Rio e do RioMarket, com a presença de Ilda Santiago, diretora executiva do Festival do Rio; do cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Gerard Marechal; da secretária do audiovisual, Joelma Gonzaga; e do diretor-presidente da Ancine, Alex Braga. O evento também recebeu uma delegação oficial francesa e uma delegação governamental acompanhando a Ministra, além de profissionais do setor audiovisual. 

Em seu discurso, Margareth Menezes destacou que o Ministério da Cultura tem recebido diversas demandas positivas para o Brasil, especialmente do mercado internacional, e que a troca com a França é muito importante para os dois mercados. “Nós estamos num momento especial do mercado internacional e é muito bom termos essa parceria com a França. Temos muito o que aprender com as políticas públicas e de regulamentação da França, país que tem uma história já escrita com o Brasil. Com o acordo, o cinema brasileiro vai chegar ao mercado da França com mais potência”.

Jérémie Kessler lembrou que o acordo começou a ser desenhado em 2023, durante o encontro que teve com Joelma Gonzaga no Festival de Cannes e que, desde então, os dois países vêm trabalhando juntos para firmar os termos de cooperação. “O Brasil está entre os principais parceiros de coprodução da França e ainda tem muita coisa para fazermos juntos. E é importante dizer que não é só o Brasil que precisa da França. Nós também precisamos muito do Brasil e o acordo para nós será excepcional”, disse Jérémie.

Como parte das ações do Ano França-Brasil 2025, o acordo tem como objetivo promover e expandir o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França nas áreas de cinema e audiovisual através da implementação de iniciativas bilaterais. Para promover obras brasileiras em território francês e vice-versa, a iniciativa compreende trocas de experiências e de conhecimentos relacionados à educação no campo cinematográfico e audiovisual, assim como no campo de políticas públicas; além de ações para preservação, conservação, restauração e divulgação de obras audiovisuais. 

Os dois países se comprometem a partilhar também estatísticas e estudos na área de cinema e audiovisual, e realizar possíveis estudos conjuntos, que deverão ser publicados em francês e português. O acordo terá duração de três anos e poderá ser renovado anualmente após esse período inicial.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados