A Diversigames, iniciativa social que utiliza os games como ferramenta de transformação e inclusão digital, deu um passo importante rumo à expansão nacional. Na última sexta-feira (04), a CAIXA firmou um Acordo de Cooperação Financeira com o Instituto de Estudos, Pesquisas e Ações Socioambientais (INEPAS) para apoiar o projeto Diversigames Brasil, que visa expandir o projeto para outras regiões, com investimento de R$ 4,9 milhões via Fundo Socioambiental CAIXA (FSA).
O anúncio foi formalizado em cerimônia realizada na unidade do projeto em Benfica, no Rio de Janeiro, com a presença do Vice-Presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da CAIXA, Paulo Rodrigo de Lemos Lopes. O investimento será destinado à criação de novas unidades e à ampliação das ações do projeto em diversas regiões do país ao longo dos próximos dois anos, fortalecendo o ecossistema de inclusão digital por meio dos jogos eletrônicos.

Voltado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, incluindo moradores de favelas, pessoas com deficiência (PcD), negros e membros da comunidade LGBTQIAPN+, o Diversigames atua como um hub de formação em cultura gamer, tecnologia e inovação. Seu principal objetivo é democratizar o acesso a um setor em constante crescimento, ao mesmo tempo em que promove letramento digital, desenvolvimento criativo e oportunidades reais de inserção no mercado.
“Ter a CAIXA junto conosco é um marco na trajetória do DiversiGames. É o reconhecimento de que os games têm um papel transformador na vida de milhares de jovens brasileiros. Queremos mostrar que não se trata apenas de jogar, mas de aprender, criar e encontrar novas possibilidades de futuro. Com esse investimento, vamos levar oportunidades reais para mais regiões do país e ampliar o impacto de uma cultura digital que é, acima de tudo, inclusiva e acessível”, Mariana Uchôa, presidente do instituto Diversi.
Segundo pesquisa da Game Brasil 2024, 76,5% dos brasileiros jogam videogames, e o número é ainda maior entre os mais jovens. A inclusão dos games como ferramenta educacional e profissional pode representar uma chave para reduzir desigualdades e abrir portas para talentos que, até então, estavam fora desse ecossistema.
Com o novo aporte, o projeto será estruturado em cinco frentes principais:
- Polo DiversiGames São Paulo: nova unidade com foco em letramento digital e formação em games para jovens de baixa renda. Esta unidade será o ponto de partida da expansão nacional.
- Trilha Online DiversiGames: plataforma gratuita de cursos acessível em todo o Brasil, com apoio de organizações sociais locais.
- Educação Financeira e Ambiental: inclusão de conteúdos gamificados sobre sustentabilidade e cidadania em todos os cursos.
- Estúdio de Desenvolvimento de Jogos (RJ): espaço criativo dedicado à produção de jogos com narrativas brasileiras e inclusivas.
- Laboratório de Conteúdo e Vínculos Comunitários (RJ): formação de jovens criadores de conteúdo com foco em games, audiovisual e cultura digital.
Atualmente, o projeto conta com dois centros de formação no Rio de Janeiro. Um deles está localizado no Bairro de Benfica, junto à Favela do Tuiuti. E o outro em Niterói, junto a Favela do Caramujo. No total, os espaços atendem cerca de 120 crianças em atendimentos diretos nas oficinas, que contam com aulas de com oficinas gratuitas de letramento digital que incluem cursos sobre jogos eletrônicos (Minecraft, Fortnite, League of Legends, Free Fire, Valorant, entre outros), criação de conteúdo (Creator) e desenvolvimento e programação de jogos, além de aulas de inglês e reforço escolar.
Todos os espaços são adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD) e os cursos, com 10 meses de duração, possuem metodologia de ensino inclusiva para que todos possam participar.
Com o patrocínio da CAIXA, a Diversigames prevê mais 150 alunos em São Paulo, além de, pelo menos, novos 1000 alunos e alunas por ano com a integração da plataforma de Ensino a Distância (EAD).




