A FSB Holding anunciou nesta segunda-feira, 9 de junho, a aquisição da produtora Santeria, em um movimento estratégico com potencial para transformar o mercado de produção audiovisual brasileiro, unindo duas grifes que frequentam as listas de premiações mais concorridas do País.
Com cinco anos de história e mais de 100 produções por ano, a Santeria rapidamente se consolidou entre as produtoras mais demandadas por agências de comunicação do Brasil. Fundada pelo empresário Edgard Soares Filho, e os diretores Felipe Luchi e Rafael Damy, a empresa está entre as produtoras mais premiadas do Brasil internacionalmente, segundo o ranking do Meio & Mensagem.
A Santeria conquistou oito Leões em Cannes, Grand Prix no El Ojo e Ciclope Latino, além da conquista mais recente, aquela que faltava na sua galeria de troféus: o Prêmio Colunistas Brasília. Também recebeu prêmios no Clio, D&AD e One Show e foi indicada ao prêmio Caboré em 2022.
“Essa aquisição é apenas o primeiro passo e marca a fundação de um novo grupo audiovisual com ambição nacional, que nasce com solidez financeira, escala e forte reputação, focado em ampliar o protagonismo criativo de talentos do setor”, afirma o CEO da FSB Holding, Marcos Trindade,.
Segundo Trindade, Vídeos não se limitam a contar histórias. “Eles constroem reputações, moldam percepções e criam conexões que perduram. Para os CEOs, essa é uma ferramenta essencial de liderança, pois comunica visão, valores e propósito com potência emocional e alcance estratégico”, diz.
Com faturamento de R$ 735 milhões em 2024 e 400 clientes no portfólio, incluindo as maiores agências de publicidade do país, a FSB almeja criar e incorporar novas produtoras audiovisuais para atender o mercado publicitário. Ao mesmo tempo, pretende criar uma estrutura dedicada exclusivamente à produção de conteúdo para entretenimento, incluindo séries, filmes e projetos incentivados.
A aquisição da Santeria marca a entrada da 11ª empresa na FSB Holding, que tem 45 anos de história e vem expandindo sua atuação na área privada. Atualmente é a 28ª maior holding de reputação do mundo, de acordo com a revista PR Week.
A holding consultorias focadas nos desafios de negócios dos clientes, sejam eles relações públicas, relações institucionais, conteúdo, influência, comunicação interna, pesquisas e inteligência de dados, sustentabilidade e publicidade. “Nossa ambição é continuar ampliando nossa posição de liderança em todos os negócios, incluindo novas aquisições na área audiovisual”, diz o sócio controlador Diego Ruiz, responsável pela estratégia de crescimento e investimentos da FSB Holding.
“Nosso projeto busca atrair talentos que desejam liderar suas próprias produtoras dentro de um grupo sólido, que valoriza a arte e oferece a estrutura necessária para transformar ideias em grandes realizações”, afirma o sócio da Santeria, Felipe Luchi. “A FSB Holding está criando um ambiente onde o protagonismo criativo será potencializado como nunca antes”, diz outro sócio, Edgard Soares Filho.
A Santeria seguirá com a liderança executiva dos sócios Edgard Soares Filho e Felipe Luchi, que também irão conduzir a expansão e estruturação do novo grupo.