Um relatório divulgado pela Microsoft nesta terça-feira, 17 de junho, revela que as pessoas estão trabalhando mais, ao contrário do que muitos imaginam. A tecnologia aumentou a relação entre a vida pessoal e profissional, tornando a rotina do cidadão médio em uma jornada de trabalho infinita.
A Microsoft divulgou os dados no seu Relatório Especial de Junho do Work Trend Index, intitulado justamente “Repensando a jornada de trabalho infinita”. O relatório analisa a jornada de trabalho moderna, destacando como os limites entre vida pessoal e profissional estão se expandindo,criando um ambiente de constante conexão. Ao mesmo tempo, sugere repensarmos a forma como trabalhamos.
Desde caixas de entrada de e-mail que começam a piscar às 6h, passando por uma avalanche de reuniões e mensagens no meio do dia, até um terceiro pico de produtividade à noite, os funcionários estão presos em um ciclo de agitação constante. O tempo de foco é fragmentado, os limites estão indefinidos e o ritmo de trabalho se tornou insustentável.
Esta edição aprofunda o conceito de organizações orientadas por IA, as chamadas “Frontier Firms”, introduzido no Relatório Anual do Work Trend Index 2025 da Microsoft.
Conheça alguns insights do estudo:
– 40% das pessoas que começam a trabalhar cedo já estão triando e-mails às 6h da manhã.
– O trabalhador médio recebe 117 e-mails e 153 mensagens por chat por dia.
– 57% das reuniões são ad hoc (não agendadas previamente), e reuniões grandes são o formato que mais cresce;
– Reuniões após as 20h aumentaram 16% em relação ao ano anterior.
– O trabalho aos fins de semana está em alta.
Veja mais informações do relatório da Microsoft emateriais de apoio neste link