Com o intuito de chamar a atenção para as condições de calor extremo enfrentadas por estudantes em diversas partes do mundo, o Fundo das Nações Unidas (UNICEF) criou, em Brasília, a instalação “Estufa Improvável”. Trata-se de uma sala de aula cenográfica que simboliza um ambiente escolar, em um momento de onda de calor. Criação da agência Artplan, o projeto é um alerta sobre como as mudanças climáticas afetam o desempenho de crianças e adolescentes nas escolas em diferentes partes do mundo.
A estrutura conta com circulação de ar limitada e sensação térmica semelhante à enfrentada em escolas durante períodos de ondas de calor. A proposta é permitir que o público vivencie, por alguns minutos, uma realidade que já faz parte da rotina de milhões de alunos em todo o mundo.
A ação foi realizada no dia 10 de novembro, quando se iniciava a 30ª Conferência das Partes (COP30) com o propósito colocar luz sobre o problema, quando líderes mundiais, cientistas e sociedade civil estão no Brasil, debatendo soluções e medidas para conter os avanços da crise climática.
“As crianças são mais vulneráveis aos impactos das crises relacionadas com o clima, incluindo ondas de calor, tempestades, secas e inundações mais fortes e mais frequentes. O calor excessivo compromete a capacidade de concentração de crianças e o conforto climático para que elas e seus professores se envolvam com qualidade em atividades pedagógicas. Além disso, muitas não conseguem chegar à escola se o caminho estiver inundado, se os rios estiverem secos, ou se as escolas forem destruídas ou usadas como abrigos”, explica Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
“A ‘Estufa Improvável’ parte de uma pergunta objetiva: como traduzir um dado científico em uma experiência que gere compreensão imediata? Em vez de depender exclusivamente da linguagem verbal, propusemos uma vivência concreta, uma sala de aula que permite sentir, fisicamente, o impacto de uma onda de calor. Este recurso aproxima o público do problema e apoia na estruturação de um debate com base em evidência e percepção real”, pontuam Pedro Rosas e Pedro Galdi, Diretores de Criação da Artplan.
Além da experiência imersiva, crianças e adolescentes que visitaram a estufa, no dia 10 de novembro pela manhã, participaram de atividades educativas sobre os impactos das mudanças climáticas no cotidiano escolar.
O trabalho também contou com a participação da produtora Genco Film.
Ficha técnica
Em 2024, eventos climáticos extremos interromperam ou afetaram a rotina de pelo menos 242 milhões de estudantes em 85 países, segundo dados do UNICEF. No mesmo ano, as ondas de calor foram o risco climático predominante para o fechamento de escolas, com mais de 118 milhões de estudantes afetados só em abril.
Educação e mudanças climáticas
Agência: Artplan Comunicação
Cliente: UNICEF Brasil
Campanha: Estufa Improvável
Aprovação no Cliente: Sonia Yeo, Camilo Leon, Ericka Galindo, Marina Massote, Aline Tavares e Elisa Reis
Diretor-Geral: Duda Moncalvo
CCOs do Grupo Dreamers: Rafael Gil e Rodrigo Almeida
CCOs: Marcello Noronha, Rafael Gil e Rodrigo Almeida
Diretores de Criação: Pedro Rosas, Pedro Galdi, Thiago Diniz e Gustavo Dois
Diretor de Arte: Rhalybe Aizann
Redator: Gonzaga Neto
Assistente de arte: Arthur Paraguassu
Conteúdo e Engajamento: Bito Teles e Mariana Veloso
Head de Atendimento, Negócios e Operações: Cacá Malta
Equipe de Atendimento: Clara Bianchi e Jorge Bueno
Diretor de Planejamento: Fernando Torres
Equipe de Planejamento: Rafael Leão
Equipe de Operações e Projetos: Aurora Blotta, Victoria Calçada e Suellen Coutinho.
Equipe Creative Data: Carolina Amorim, Daniel Carloni e Evellyn Bernardes
Diretora de Comunicação do Grupo Dreamers: Cláudia Nascimento
Equipe de Comunicação do Grupo Dreamers: Luciana Thomas e Nayara Oliveira
Empresas Relações Públicas: Approach e Trama
Diretora Geral de Produção: Camila Naito
Diretores de Produção: Felipe Cunha e Sayuri Hirako
Equipe de Produção: Jadson Douglas, Lilian Santos, Amanda Nobre, Marcela Motta e Glenyston Negreiros
Direção Geral de Influência: Eder Redder
Direção de Estratégia e curadoria: Thaty Moura
Curadoria: Thaiane Vieira
Direção de Negócios: Carolina Emilio
Negócios: Pedro Leão
Direção de Atendimento e Operações: Cristiane Vieira
Atendimento e Operações: Mariana Pinheiro
Produtora de Imagem: Genco Film
Produção Executiva: Leyla Fernandes e João Carvalho
Direção: João Xoc
Coordenação/Diretor de Produção: Diego Casmurro
Line Producer: Greg Conte
Produção Local: Livia Abreu
1° Ass de Produção: Vanessa Carvalho
1°A/C: Vinícius Sousa
2°AD: Rafa Fortes
Produtora de Arte: Lindsey Valias
Platô: Jorge Brito
Imagens de Drone: Erick Borges
Cenografia: Mobicom Estruturas e Cenografia
Coordenador de Pós-produção: Rafahell
Pós-produção/correção de Cor: Grupo Caipe
Produtora: A9 Áudio
Direção musical: Apollo Nove
Atendimento: Nicole Bonani
Coordenação: Paloma Sol



