Campanhas da agência AKQA para a Nike e da Almap BBDO para o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) renderam ao Brasil dois Grand Prix, o prêmio máximo do Cannes Lions Festival, na França. AKQA levou na categoria Digital Craft. Almap BBDO, em case sobre o “IPO” (Oferta Inicial de Capital, na sigla em inglês) simbólico do planeta Terra na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), na categoria Business To Business.
Segundo o Estadão, representante oficial do festival, o Brasil já soma 69 Leões, sendo que no terceiro dia do evento levou 25. A premiação dos vencedores nessa quarta foi para as categorias Creative B2B, Creative Data, Direct Lions, Media, PR e Social & Influencer Lions. Segunda e terça , o país somou 44 estatuetas. O festival segue até 23.
Sobre o Gran Prix: para o aniversário de 50 anos da Nike, a AKQA Brasil colocou a tenista americana Serena Williams duelando contra uma “versão” dela mesma, de 20 anos atrás. Esse embate impossível foi criado pelos publicitários com a ajuda de inteligência artificial, que analisou os movimentos da atleta em partidas entre 1999 e 2017, para reproduzi-los, agora.