A senadora norte-americana DeAndrea Salvador entrou com uma ação judicial contra o Omnicom Group, a Whirlpool e várias de suas subsidiárias, incluindo a DDB, alegando que seu nome e imagem foram manipulados ilegalmente com uso de inteligência artificial na campanha “Efficient Way to Pay”, segundo o AdAge.
Em resposta à denúncia, a organização do Cannes Lions decidiu revogar o Grand Prix da categoria Creative Data, concedido à campanha criada pela DM9 para a Consul, além de retirar o Leão de Bronze em Creative Commerce.
A campanha promovia eletrodomésticos com suposta eficiência energética, sugerindo que os consumidores poderiam financiar novas compras com o dinheiro economizado nas contas de energia.
Segundo a queixa, apresentada nesta quarta-feira (20), trechos de um TED Talk de 2018 da senadora foram manipulados por IA para compor o videocase da ação.
DeAndrea busca indenização por danos morais e à reputação, além de compensação financeira a ser definida em julgamento. Ao AdAge, ela afirmou que o processo não é apenas uma defesa pessoal, mas também uma tentativa de estabelecer um precedente diante do avanço das tecnologias de IA.
O AdAge procurou representantes da Omnicom e DDB, que não comentaram o caso. A Whirlpool recusou-se a se pronunciar.
*Fonte: CC/SP






