Campanha “Tem Cara de Golpe” foi lançada pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), com o objetivo de alertar a população sobre fraudes com dinheiro. Partindo da ideia da equipe comandada por Fernando Capra, superintendente de Comunicação e Marketing da ABBC, o site, peças e vídeos foram elaborados pela agência Repense.
São dicas para dar conhecimento e sobre como evitar golpes atuais, como o do falso motoboy, das trocas de cartão, dos pedidos de dinheiro pelo WhatsApp e da “falsa central”. Em 2022, cerca de 8 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes financeiros.
“Com a campanha ‘Tem Cara de Golpe’, reforçamos nosso compromisso em disseminar o conhecimento, para que a população possa identificar os principais golpes financeiros que ameaçam a nossa sociedade”, diz a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.
No site oficial da campanha “Tem Cara de Golpe” (www.temcaradegolpe.com.br) estão descritos os 11 tipos de fraudes mais comuns, além de serem detalhadas as principais estratégias de prevenção a golpes financeiros. O portal conta ainda com materiais educativos para ajudar os usuários a avaliarem nível de vulnerabilidade aos golpes.
Caso alguém seja vítima de golpe, é importante comunicar imediatamente ao banco por meio dos canais oficiais de atendimento. Além disso, é necessário bloquear os serviços financeiros e as contas que possam ser acessadas pelos criminosos.
Entre as ações preventivas é importante não compartilhar dados pessoais, desconfiar sempre de ligações com pedidos urgentes e nunca clicar em links suspeitos ou desconhecidos, que podem ser endereços maliciosos disfarçados, seja por e-mail, SMS ou aplicativo de mensagens instantâneas.