Os jornais Valor Econômico, O GLOBO e a rádio CBN, em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais(CEBRI), promovem, em abril, o Summit Valor Econômico Brazil-China 2025 – evento internacional realizado, pela primeira vez, em Shanghai. Nos dias 23 a 25, líderes governamentais, referências da iniciativa privada e especialistas viverão uma verdadeira imersão na cultura e no ecossistema de negócios, tecnologia e inovação chinesa, em uma programação exclusiva de debates presenciais e visitas a instituições, empresas, startups e universidades locais. Embora restrito a convidados, o encontro contará com cobertura e divulgação multiplataforma nos três veículos de comunicação.
Ao longo dos três dias de Summit Valor Econômico Brazil-China 2025, os convidados participarão de uma extensa programação de painéis de debates na quarta-feira (23), seguida de visitas a algumas das principais instituições, centros de pesquisas e corporações locais, a exemplo do parque tecnológico chinês, na quinta (24) e sexta-feira (25). Com foco na aproximação de investidores, autoridades e empresários de ambas nacionalidades, o evento busca ampliar o alcance da discussão acerca de temas prioritários para a parceria comercial, como o crescimento do agronegócio, minério, avanços tecnológicos na indústria automobilística, cidades inteligentes, sustentabilidade, transição energética, tecnologia e inteligência artificial.
Dentre os palestrantes nacionais já confirmados, estão o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; ex-embaixador do Brasil na China e membro do Conselho Consultivo do CEBRI, Marcos Caramuru; o ex-embaixador do Brasil na China e Conselheiro Consultivo Internacional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), Marcos Galvão; o diretor de planejamento e relações institucionais do BNDES, Nelson Barbosa; o presidente da CNI, Antonio Ricardo Alvarez Alban; o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o diretor-geral da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio, Frederic Kachar; e outros. Representantes da iniciativa privada e autoridades chinesas também participam, como o presidente da Caixin Media, Zhang Lihui; o CEO do Changrong Group, Yao Jun; o diretor do Instituto de Pesquisa do Bank of China, Chen Weidong; e a vice-diretora do Instituto de Finanças do IFS, Bai Yunwen. A programação já está disponível no site oficial do Summit Valor Econômico Brazil-China 2025.
“O Summit faz parte da nossa grade de eventos internacionais. Nosso objetivo é dar aos leitores e à plateia do evento um panorama dos desafios e oportunidades de comércio e investimento entre os dois países, ouvindo autoridades, empresários e especialistas chineses e brasileiros. É o segundo ano seguido em que vamos à China fazer um mergulho nas relações bilaterais”, diz Maria Fernanda Delmas, diretora de redação do Valor Econômico.
O Summit Valor Brazil-China 2025 é uma realização do Valor Econômico, com parceria de realização com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e Caixin Global, com patrocínio master de Marfrig, patrocínio de CEDAE, ApexBrasil, Prefeitura Rio, Sistema CNA Senar e apoio de Eletromídia, VALE, CNI, Portos do Paraná, Suzano e Prefeitura da Cidade de São Paulo.