Homem mais rico do mundo, Elon Musk fechou acordo nessa segunda-feira, 25, e comprou o Twitter, por cerca de 44 bilhões de dólares. O negócio foi confirmado pelo presidente do board, Bret Taylor. Em comunicado, o Twitter informou que a oferta de Musk representa um ágio de 38% sobre o preço das ações da empresa em 1º de abril, último dia de negociação, antes de Musk divulgar sua participação de aproximadamente 9,2% na companhia.
"O conselho do Twitter conduziu um processo cuidadoso e abrangente para avaliar a proposta de Elon com foco em valor, certeza e financiamento. É o melhor caminho para os acionistas".diz Taylor em comunicado.
No mesmo comunicado, Musk afirmou que "a liberdade de expressão é a base de uma democracia funcional e o Twitter é a praça da cidade digital onde são debatidos assuntos vitais para o futuro da humanidade".
O fundador da SpaceX, de foguetes espaciais, destacou que quer aprimorar a plataforma com novos recursos e tornar abertos os códigos dos algoritmos para aumentar a confiança, “derrotando os bots de spam e autenticando todos os humanos”.
Após a operação, o Twitter será uma companhia de capital fechado.
Créditos imagem: Logo do Twitter e página de Elon Musk na rede social. — Foto: REUTERS/Dado Ruvic