Brasília, 26 de Maio de 2022 - 20:27

ISOBAR EM CAMPANHA DO MIX FESTIVAL DESTACA NEY MATOGROSSO

O corpo da cultura da diversidade veio para falar. É dessa forma que a campanha da 29ª edição do Mix Festival foi elaborada pela Isobar. O encontro foi um dos mais importantes da cultura LGBTQIAP+ da América Latina, concluído no último dia 21. O projeto teve como objetivo  homenagear o cantor Ney Matogrosso, uma grande fonte de luta, resistência e força.
"Com agravante situação da Cultura em geral no país e a invisibilidade dos espaços na pandemia, a ideia da Parte 1 de uma campanha longa, traz a Cultura da Diversidade falando por ela mesma. A trajetória de Ney Matogrosso, homenageado do ano, deu o corpo literalmente à campanha. Um corpo que dançou, se expressou, libertou gerações. Estar presente é mais do que nunca necessário e resistir ainda é verbo de quem sofre preconceito. A campanha reforça a consciência da Isobar de se entender como um organismo da sociedade com papel social e ter pessoas que entendem a importância de mensagens como essa", afirma Danilo Janjacomo, VP de Criação da Isobar.
O vídeo é uma performance e a narração da atriz Aretha Sadick. 
"No Brasil em que vivemos, onde a cultura é massacrada nas altas instâncias governamentais e a diversidade se torna alvo de políticas de repressão violentas, se faz necessária uma voz que consiga enredar todos num único sentimento: o de mobilização para a luta que enfrentaremos em 2022. Nada mais justo que esta seja a voz da cultura da diversidade. Uma voz composta por cada uma das letras da comunidade LGBTQIAP+, multiétnica e brasileira, e um corpo com movimentos inspirados nas transformações que Ney Matogrosso, homenageado dessa edição, representou ao longo de toda sua carreira. Quando dizemos `cultura da diversidade, presente`, é um reforço ao que o setor cultural sempre esteve fazendo: marcando a história e sendo o reflexo das lutas sociais. Já o `está na minha vez de falar` é o desabafo que vem do peito de todos nós,envolvidos ou não diretamente com a campanha do Mix. Nesse momento, sinto que eu, homem negro, bissexual do interior do Nordeste, também estou falando. Nesse momento, só consigo responder `presente`", explica Alan de Sá, Criador de Contexto e Fala, da Isobar.
Trazendo inovação e tecnologia para o projeto, o uso de Motion Capture tornou possível gravar movimentos inspirados em Ney Matogrosso feitos por uma dançarina real e reproduzido em um modelo digital. A técnica também trouxe a possibilidade de criar uma importante narrativa visual para o filme com formas, texturas e cores diversas, para compor o que seria o corpo da Cultura da Diversidade, sempre diferente e em constante transformação.
"O objetivo foi levantar uma mensagem de resistência tão real e constante quanto a luta da Cultura da Diversidade, e a conclusão foi que está na vez dela falar por si mesma, com suas cores, luz, formas e papo reto. A tradução visual do conceito dentro do universo do MixBrasil só foi possível através de muita parceria, experimentação, e claro, arte. Graficamente, diferentes texturas e formas representam a diversidade. Tem sido importante demais ser parte da produção desse projeto que traz luz à uma voz que tanto precisa ser ouvida dentro e fora do Festival, esse ano, o próximo, ou os que virão, sempre presente", afirma Hannah Prado, Creator de VIsuais Conectados, da Isobar.
 "Neste projeto, pude ajudar a criar uma mensagem que realmente acredito com um time diverso de verdade, não apenas no discurso. Foi um processo cheio de emoção, lágrimas, relatos, partilhas, desabafos e acima de tudo, aprendizado. Cultura não é turismo. LGBTQIAP+ não são letras. Está na hora do corpo da Cultura (que é diverso) ser respeitado e da sua voz ser ouvida", afirma Letícia Holanda, Criadora de Contexto e Fala, da Isobar.
Ficha técnica
FICHA TÉCNICA | FESTIVAL MIXBRASIL 2021
Título: Cultura da Diversidade Presente
Anunciante: Festival MixBrasil
Produto: Institucional
Agência: Isobar Brasil
Leader Creative Service Line: Ana Leão
VP de Criação: Danilo Janjacomo
Redação: Leticia Holanda e Alan de Sá
Direção de Arte: Hannah Prado

Diretor de Conteúdo: Vinicius Chagas

Gerente de Conteúdo: Alcides D’Lima

Atendimento: Isabel Rudge e Marcella Sousa

Estratégia: Aloisio Pinto, Miguel Souza e Julia Schimdt

RTV e Art Buyer: Juliana D’Antino, João Muniz

Consultor de Tecnologia: Pedro Gravena

Produtora: Vetor Lab

Direção: Luiz Evandro e Fabio Acorsi

Direção de Tecnologia: Giovani Ferreira

Direção Executiva: Alberto Lopes

Produção Executiva: Francisco Puech

Diretora de Projetos: Marcia Sumie

Atendimento: Marcia Guimarães, Natalia Wandel e Raphael Stanzani

Coreógrafo: Flora Barros

Producer: Eve Weigel e Gustavo Banevicius

Composição: Fabio Acorsi e Maurício Reis

Cinema 4D: Leandro Beltran e Guilherme Vasca

Produtora de áudio: LOUD+

Direção de produção: Gustavo Garbato

Produção: Equipe LOUD+

Finalização: Equipe LOUD+

Atendimento: Priscila Miranda, Karina Amabile

Coordenação: Ingrid Mabelle, Rafael Silvestrini, Lara Fratucelli, Letícia Nunes

Locução: Aretha Sadick
Sobre a Isobar
Isobar é a agência criativa global da dentsu com foco na construção de comunicação em torno de Estratégia e Inovação, Produto e Experiência, Design de Marca e Plataformas, Comunicação e Conteúdo. A Isobar constrói marcas e experiências inovadoras para um futuro conectado. Trabalha na interseção da criati

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados