Dados de maio último, divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), continuaram apontando queda no número de assinantes de TV por assinatura no Brasil. Caiu para 13,9 milhões, regredindo à posição registrada em 2012. Os números mostram ainda que em 2014, quando bateu seu recorde, os assinantes da TV paga giravam em torno de 20 milhões.
O relatório da Anatel não aponta os fatores que podem estar influenciando a perda de assinantes da TV paga. Mas, sabe-se que com o pandemia, por exemplo, muitos fugiram das mensalidades caras e programações insatisfatórias que as operadoras praticam nesse serviço no país, adotando, ou não, os serviços de streaming.
Segundo a Anatel, esse mercado já perdeu 835 mil assinantes, nos cinco primeiros meses deste ano, sendo 176 mil entre abril e maio. Entre as operadoras, a Claro perdeu quase a metade do total, em torno de 77,6 mil assinantes. Agora, a operadora tem cerca de 6,6 milhões de clientes.
A fuga prosseguiu na Sky, quase o mesmo montante (77,5 mil), ficando em segundo lugar com 4,2 milhões de contratos. A Vivo perdeu 13 mil, somando 1,197 milhão de clientes. Já a Oi TV, mais nova a operar nesse mercado, ganhou mais 8 mil e fechou maio com 1,745 milhão de assinantes.
