Uma pesquisa inédita desenvolvida pelo IAB Brasil em parceria com a Galaxies aponta um cenário de crescimento para o mercado de Digital Out-of-Home (DOOH) no país. Segundo o estudo, 71% das empresas no Brasil pretendem aumentar os investimentos no canal nos próximos meses. Outros 28% manterão o volume atual, enquanto apenas 2% indicam intenção de redução.
“Essa pesquisa nos oferece uma visão sobre como o mercado tem adotado o DOOH e o DOOH programático, os principais desafios enfrentados por agências, anunciantes e veículos, e as oportunidades que se abrem para o futuro”, diz a presidente do comitê de DOOH no IAB Brasil e diretora de marketing na JCDecaux Silvia Ramazzotti.
O DOOH é usado sobretudo para aumentar a visibilidade das marcas (68%), promover produtos e serviços (39%) e, em menor proporção, para gerar conversão direta (14%), segundo a pesquisa.
O modelo programático garantido, que assegura a entrega dos anúncios, é o preferido pela maioria das empresas (53%) por oferecer maior previsibilidade. Formatos como leilão aberto (27%) e não garantido (20%) ainda são menos comuns, pois exigem mais conhecimento técnico.
Atualmente, para 34% das empresas, o investimento em DOOH representa menos de 5% do orçamento total, enquanto 31% destinam entre 5% e 10%.
“É um conteúdo estratégico, que orienta decisões e eleva o debate sobre inovação, dados e complementaridade de canais”, afirma o vice-presidente do mesmo comitê e diretor de growth na Eletromidia, Heitor Estrela. “Ver o IAB Brasil liderando esse movimento só reforça o papel importante que ele tem no nosso mercado.”
O estudo identificou os principais desafios para o avanço do DOOH programático: falta de métricas padronizadas (43%), integração limitada com outros canais (31%), custos elevados (30%) e inventário restrito (28%).
Além disso, 91% dos profissionais apontam a necessidade de capacitação, principalmente em mensuração de resultados e integração de canais.
A pesquisa utilizou a tecnologia de personas sintéticas, criada a partir de entrevistas reais com profissionais do setor. Com o apoio de inteligência artificial, as respostas coletadas são analisadas e transformadas em perfis digitais que representam os diferentes tipos de participantes.
“Estamos apenas no início da aplicação dessa tecnologia, que tem potencial para revolucionar como mensuramos resultados e integramos o DOOH com outros canais”, diz o CEO da Galaxies, Daniel Victorino.
A pesquisa foi feita com 133 pessoas e teve a coleta encerrada no dia 7 de abril de 2025. Foram entrevistadas pessoas das áreas de Mídia e Planejamento, Marketing e Comunicação e também Criatividade.
– Para acessar o estudo completo, clique aqui