O Instituto Alzheimer Brasil (IAB) acaba de lançar uma campanha que irá mexer com o emocional das pessoas. O filme traz imagens de pessoas que sofrem com a doença e a importância do apoio da família nesse momento. A música “O que é que há”, na voz de Fábio Jr, traduz a mensagem apresentada no final do filme: “Eles não sabem o que está se passando. Você sabe.” A criação é da Nacional Comunicação.
“Quem convive ou conviveu com a doença sabe o que é esse olhar perdido da pessoa com Alzheimer. Um olhar de medo, confusão, de pedido de ajuda”, diz David Romanetto, um dos criadores do filme. “E foi essa mensagem que a gente tentou passar aqui, mudando a ótica de uma canção romântica. O Alzheimer ainda não tem cura, mas pode ter carinho, paciência, atenção.”
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e o tipo mais comum de demência. A sua prevalência aumenta à medida que a população envelhece. No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e cerca de 100 mil novos casos são diagnosticados todos os anos.
Em virtude do número crescente de casos da doença pelo mundo, o dia 21 de setembro foi escolhido pela Associação Internacional do Alzheimer para divulgar globalmente informações sobre a doença, como os principais sintomas, formas de tratamento e aconselhamento para os familiares dos pacientes. No Brasil, a Lei nº 11.736/2008 instituiu o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, que coincide com a mesma data do Dia Mundial.
Ficha Técnica
Título: O que é que há
Cliente: Instituto Alzheimer Brasil
Aprovação Cliente: Elizabeth Piovezan
Agência: Nacional Comunicação
VP de Criação: Karina Monique
Diretor Executivo de Criação: Rafael Merel
Criação: David Romanetto e Leandro Câmara
Gerente de Produção: Lorena Sena
Coordenadora de Produção: Maria Monteiro
Produtora de áudio: A9
Produtora de vídeo: Maria Quitéria Filmes e Produções LTDA
Diretora Operacional: Márcia Guerra
Editor: Bruno Rogers
CG: Diego Alonso e Sergio Jr.
Coordenação de Pós: Érica Greco, Mathaeus Tota e Vanessa Miranda
Licenciamento: Universal Music Publishing e Fábio Jr
Imagens: Getty Images