A nova campanha da Abap celebra os 75 anos da entidade valorizando a força criativa que atravessou gerações e se adaptou com o tempo. Os slogans históricos ganham nova vida como símbolos de uma indústria que evoluiu da TV às redes sociais, da mídia impressa aos algoritmos de inteligência artificial.
“Celebrar os 75 anos da Abap é, acima de tudo, reconhecer o protagonismo da publicidade brasileira e sua capacidade de evoluir e se reinventar em um mundo cada vez mais digital e colaborativo”, afirma a presidente nacional da Abap, Marcia Esteves. “Queremos que esse marco inspire o presente e o futuro, com criatividade, responsabilidade e cooperação.”
Fundada em 1949, a ABAP nasceu do esforço coletivo de agências brasileiras para estabelecer normas-padrão e fortalecer o setor publicitário no país. Em 2024, passou por um reposicionamento estratégico para refletir as transformações do mercado e integrar, de forma ainda mais efetiva, empresas com diferentes atuações dentro do setor da comunicação.
Ao passar dos anos, a entidade ampliou sua escuta e articulação com modelos de negócios diversos, conectando players que atuam em criatividade, mídia, dados, tecnologia e conteúdo.
A trajetória da Abap acompanha de perto o amadurecimento da publicidade brasileira. Fundada no dia 01 de agosto de 1949, a partir de um convênio entre agências para estabelecer normas-padrão de funcionamento, a entidade surge no mesmo ano da inauguração da primeira emissora de TV do Brasil, a Tupi, de Assis Chateaubriand. Era um momento decisivo para a comunicação de massa no país.

O primeiro presidente da Abap, Aldo Xavier da Silva, teve papel crucial na adaptação das normas da American Association of Advertising Agencies (AAAA) ao contexto brasileiro, com o apoio de Armando Moraes Sarmento, Armando D’Almeida e Augusto de Ângelo.
Ao longo de sua trajetória, a entidade participou da criação do Conar, do Cenp, do IVC e do Instituto Palavra Aberta. Foi protagonista na formulação da Lei 4.680/1965 (Lei da Propaganda) e contribuiu para a aprovação da Lei 12.232/2010, que regulamenta a contratação de agências por órgãos públicos.
Também esteve à frente dos Congressos Brasileiros de Publicidade, da articulação de boas práticas em publicidade digital e de discussões fundamentais sobre autorregulamentação e ética no setor.
Atualmente presidida por Marcia Esteves, ao lado do vice-presidente, Antônio Fadiga, e da diretora executiva, Mariana Panhoni, a Abap conta com uma Diretoria Nacional, um Conselho diverso e 11 Diretorias Regionais atuantes em todo o Brasil.
Sua atuação se dá por meio de grupos de trabalho temáticos, ações de advocacy, fomento à autorregulamentação, parcerias educacionais, pesquisas e eventos que promovem o diálogo entre os diferentes agentes do mercado publicitário, em todas as regiões do país.
A campanha é assinada pela Outpromo, com produção da Artplan e Almap, e será veiculada em diversos meios, incluindo mídia impressa a digital, assim como TV, rádio, OOH e redes sociais, contando com o apoio de agências associadas e parceiros em todo o país.
“Fazer essa campanha ecoar em diferentes meios e veículos é uma escolha simbólica e estratégica: mostra o alcance da publicidade brasileira e a força da nossa integração como setor”, afirma a diretora executiva da Abap, Mariana Panhoni. “Estar presente em tantos formatos é também uma forma de homenagear a diversidade do nosso ecossistema, que se reinventa a cada novo canal de conexão com a sociedade”.





