O Banco do Brasil (BB) atingiu a marca de 10 bilhões de reais liberados na nova etapa do Pronampe, cerca de dois meses após a abertura da linha, que já beneficiou mais de 103 mil micro e pequenas empresas em todo o país.
Os recursos apoiam todos os setores da economia: 51% das empresas atendidas são do comércio, 35% do serviço e 14% são pequenas indústrias. Outro destaque das operações do Pronampe em 2022 é a liberação de crédito para micro e pequenas empresas que contam com mulheres em sua composição societária. Já foram desembolsados 4,1 bilhões de reais em operações para mais de 41 mil empresas com dirigentes mulheres.
Para o vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil, Carlos Motta, o BB cumpre sua função de agente do governo. “Ser o primeiro banco do país a atingir 10 bilhões de reais em liberações do Pronampe demonstra o quanto o BB está comprometido com seus clientes e com a sociedade brasileira. Nosso objetivo é estar sempre à frente, oferecendo relacionamento próximo, assessoria especializada e soluções que possam agregar cada vez mais valor para os nossos clientes e para o Brasil”, afirma ele.
Dentre as novidades na operação do Pronampe em 2022 estão o retorno da linha com alíquota zero no IOF e mudanças na confirmação do faturamento do cliente. Não há mais a carta de habilitação. Agora, as empresas só podem contratar o crédito em bancos que elas tenham autorizado a consulta online de seus dados na Receita Federal, usando como chave de acesso o CPF do representante legal autorizador. O tutorial de como autorizar o compartilhamento está disponível no Portal bb.com.br/pronampe.