Brasília, 29 de Setembro de 2022 - 1:09

COM ÁFRICA, ITAÚ ALERTA SOBRE GOLPES BANCÁRIOS

O Itaú Unibanco iniciou uma campanha nos principais canais de televisão para alertar a população sobre como se prevenir e não cair em golpes e fraudes bancárias. Os filmes da ação, assinados pela agência África, retratam situações cotidianas sobre o tema e têm como objetivo educar as pessoas para que elas se protejam e se tornem aliadas no combate a esses crimes. Esta é mais uma iniciativa do banco para reforçar seu compromisso em estar ao lado dos clientes.

A iniciativa pretende também chamar atenção para o fato de que os diversos tipos de golpes e fraudes acontecem com pessoas de todas as idades, e com todo tipo de entendimento sobre tecnologia. “Atualmente, os golpes e fraudes não estão relacionados com a idade ou o nível de conhecimento em tecnologia da pessoa, e muito menos com a proteção do sistema. Na verdade, os criminosos se especializam, cada dia mais, em maneiras de convencer o cliente a compartilhar voluntariamente dados sensíveis ou realizar uma transação indevida, que, por fim, geram grande prejuízo financeiro”, comenta Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.

De acordo com pesquisa da Febraban, três em cada 10 brasileiros já foram vítimas de golpes ou tentativas de fraudes.  Só em maio de 2022,  cerca de 330 mil pessoas foram vítimas de tentativas de fraude no Brasil, de acordo com o Indicador Serasa Experian que mapeia essas ações. O número representa uma tentativa a cada oito segundos. Estudos da Febraban mostram que 70% dos casos acontecem por meio da engenharia social, ou seja, manipulação comportamental e psicológica da vítima pelo criminoso.

“Usamos as mais sofisticadas ferramentas para proteção contra golpes e fraudes. Porém, é o trabalho em parceria com nossos clientes que faz a maior diferença nessa batalha – por isso dizemos na campanha que ‘juntos protegemos em dobro’. Queremos empoderar nossos clientes e a sociedade como um todo, a partir de conteúdos didáticos que, realmente, sejam compreendidos e mudem atitudes muitas vezes simples”, afirma Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco, segundo MarcaspeloMundo.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados