Brasília, 06 de Dezembro de 2025 - 8:24

FENAPRO E SINAPROS LANÇAM O SISTEMA NACIONAL DAS AGÊNCIAS DE PROPAGANDA

FENAPRO E SINAPROS LANÇAM O SISTEMA NACIONAL DAS AGÊNCIAS DE PROPAGANDA

A Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), em conjunto com os Sinapros estaduais, anunciam nesta quinta-feira, 04 de dezembro, quando se comemora o Dia Mundial da Propaganda, o lançamento oficial do Sistema Nacional das Agências de Propaganda.

O movimento, que culmina com um rebranding completo e um novo posicionamento de marca, é a consequência de um ciclo de gestão que transformou a entidade em um hub de soluções com foco na defesa dos interesses empresariais.

Presidida nos últimos seis anos por Daniel Queiroz, e composta por uma diretoria com lideranças associativas de todo o Brasil, a Fenapro promoveu neste ciclo uma maior integração com os Sinapros.

“Realizamos, ao longo deste período, um movimento que vem proporcionando mais conhecimento, capacitação empresarial, ferramentas e alternativas de caminhos que estão contribuindo muito no processo de transformação e evolução das agências”, afirma Daniel Queiroz.

Ele encerra o ciclo da atual gestão com a entrega de uma série de projetos e programas voltados ao desenvolvimento das agências, além da definição da nova marca para o ecossistema Sinapro Fenapro.

A partir de janeiro, a Fenapro passa a ser presidida por Ana Celina Bueno. Ela integra a atual diretoria da entidade, e atuará ao lado de Juliano Brenner Hennemann como Vice-Presidente, iniciando um novo ciclo já estruturado sobre os programas e projetos desenvolvidos na atual gestão.

A mudança no posicionamento e marca das entidades que integram o Sinapro Fenapro se insere no contexto de mudanças na legislação trabalhista em 2017 e consequente desmobilização financeira do ambiente sindical, com o fim da obrigatoriedade de pagamento da contribuição sindical.

Com isso, os Sinapros e a Fenapro precisaram se reinventar para provar sua relevância, revendo sua operação e atuação para entregar mais valor ao mercado, com um foco muito além do perfil legalista, pautado em convenções coletivas e listas referenciais de preços, que pautou o associativismo por décadas.

“A grande virada de chave foi sair do púlpito formal de representação e trabalhar na ponta, arregaçando as mangas de forma mais conectada com as dores de gestão e transformação das agências”, afirma Daniel Queiroz.

“A integração dos Sinapros e da Fenapro transformou a dinâmica do associativismo. Evoluímos do papel da representação institucional e guardiões de pautas legais para nos tornarmos um verdadeiro sistema que oferece inteligência de mercado, capacitação e apoio empresarial”, afirma o presidente do Sinapro-SP, Roberto Tourinho.

Demonstração dessa nova dinâmica, o portfólio de serviços da entidade foi reestruturado para apoiar o empresário da propaganda em desafios mais mercadológicos, como gestão de pessoas, precificação, inovação e metodologias de gestão, que exigem uma atuação mais estratégica das lideranças empresariais das agências.

O esforço resultou em conquistas concretas que tangibilizam a relevância do Sistema, incluindo  mais de 40 workshops de capacitação empresarial, 90 eventos realizados, mais de 600 interações e consultas jurídicas respondidas, assim como a ampliação da base de agências associadas e sindicalizadas.

Juntos, os membros do Sistema Nacional atuam em três frentes de trabalho que definem a sua relevância: a defesa do setor (em pautas regulatórias), a mobilização e articulação do trade (através da integração nacional) e o fomento e apoio na transformação do negócio (com serviços e capacitação).

Com essa estrutura, o Sistema conseguiu estancar a drástica evasão associativa e o risco de colapso financeiro, estabeleceu novas conexões e possibilitou a retomada do crescimento da entidade, que hoje reúne cerca de 1.350 agências sindicalizadas e mais de 850 associadas, que contribuem voluntariamente por perceberem relevância e valor nas entregas.

Rebranding: de Sindicato para Sistema

Para tangibilizar essa nova era, a entidade apresenta sua nova identidade visual. O rebranding tem como objetivo estratégico diminuir o estigma que algumas pessoas têm da palavra “Sindicato”, e elevar o conceito de Sistema, demonstrando a forma mais integrada, sem deixar de lado a atuação do papel institucional sindical.

A nova marca adota uma estética minimalista e moderna, mantendo a cor amarela característica, mas com uma arquitetura visual que integra a Fenapro e os Sinapros sob a mesma linguagem.

“A mudança de nome e identidade visual é uma consequência das mudanças que promovemos e na forma como passamos a ser percebidos. Nós mudamos a marca porque a nossa atitude mudou”, diz o vice-pesidente da Fenapro, Dudu Godoy.

A partir de 2026, o desafio da continuidade e de novos avanços será abraçado pela nova diretoria.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter