Brasília, 04 de Fevereiro de 2026 - 23:15

“SIMPATIA É ACREDITAR NO QUE SE FAZ”: CAMPANHA DE FINAL DO ANO DO SEBRAE CRIADA PELA DEBRITO BRASIL

“SIMPATIA É ACREDITAR NO QUE SE FAZ”: CAMPANHA DE FINAL DO ANO DO SEBRAE CRIADA PELA DEBRITO BRASIL

A agência DeBrito Brasil lançou nesta segunda-feira (22/12) a campanha “Simpatia é Acreditar no que se Faz”, criada para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e com veiculação em todo o Brasil. Para além de uma campanha de final de ano, o objetivo de comunicação é valorizar quem está por trás dos pequenos negócios e mostrar que o Sebrae está ao lado de quem empreende e passou o ano correndo atrás para fazer o negócio prosperar e/ou se reinventar. A campanha conecta-se profundamente aos anseios dos micros e pequenos empreendedores, posicionando o Sebrae como aliado estratégico desse segmento que é, comprovadamente, o grande motor da economia brasileira.

O ponto de partida para a campanha foi o insight repassado pelo Sebrae em briefing de que “por trás de todo CNPJ existe um CPF”, que é o verdadeiro agente da transformação. O desafio era criar uma campanha que fosse realmente verdadeira, mas fugindo dos clichês das propagandas dessa época do ano. O foco está em pessoas reais, que fazem acontecer com brilho nos olhos e muito empenho. A criação buscou capturar a espontaneidade e a simpatia de quem empreende, a força na gentileza que atravessa o balcão, a criatividade para o improviso e o sorriso no rosto para atender bem.

Com o conceito “Simpatia é Acreditar no que se Faz”, a campanha afirma que o empreendedor brasileiro é movido pela crença. Ele acredita no cliente, no negócio, no Brasil e no amanhã. Enquanto o país festeja, ele que segue sorrindo, servindo e fazendo acontecer com uma simpatia que é diferente: a simpatia de quem empreende, de quem está sempre pronto para acolher e trabalhar. Ao mesmo tempo, o conceito se apropria das tradições culturais de fim de ano para mostrar que os empreendedores também sonham, desejam e celebram, assim como os clientes que atendem, e são tão cheios de fé quanto quem faz pedidos para que o próximo ano seja bom para os negócios.

O filme da campanha traz uma narrativa assertiva, cuja linguagem dialoga com todos os seus públicos, em especial as gerações Z e Alfa, o filme fala de emoção, brasilidade e da simpatia em empreender, e, tudo isso, com uma abordagem contemporânea e de impacto. Para tanto, uma locução feminina, confiante e calorosa lembra as tradições e a fé que marcam o início do fim de ano no Brasil. Em seguida, empreendedores em cenas cotidianas fazem pequenas “simpatias” para atrair prosperidade, enquanto a locução destaca: “Tem gente que faz tudo isso e ainda abre o salão, a loja, o carrinho, o bar.” Toda a atmosfera do filme é lastreada por cenas dinâmicas e closes em sorrisos, mãos trabalhando e olhares cheios de esperança.

A estratégia de mídia foi desenhada para gerar alta visibilidade em um curto período, com forte segmentação e relevância contextual, superando o desafio de se destacar em meio à saturação de campanhas de varejo de fim de ano. O público-alvo central abrange as classes B e C, de 25 a 54 anos, e reflete o perfil empreendedor brasileiro (jovem, moderno e diversificado).

A campanha de fim de ano para o Sebrae Nacional atenta, ainda, para a importância de fortalecer a aproximação com alguns públicos específicos. Para tanto, a mídia proposta amplia a segmentação com a execução de Projetos Especiais, os quais terão como meios as plataformas do TikTok, Pinterest, Terra, UOL e IFood e Uber.

Ficha técnica

Agência: DeBrito Brasil

Diretor-geral: Marcuce Luz

Diretor de Operações: Rômulo Oliveira

Direção de Criação: Pablo Seabra

Criação: Ádan Augusto e Carol Senna

Coordenadora de Atendimento: Danielle Coutinho

Gerente de Produção: Rodrigo Cavalcante

Supervisora de Produção/RTV: Joelma Rosa

Diretora de Planejamento: Cynthia Rocha

Planejamento Digital: Iandra Aguiar

Diretora de Mídia Nacional: Cecília Crespo

Mídia: Thiago Ribeiro, Lorenna Oliveira e Iandra Carvalho

Aprovação pelo cliente: Henrique Nabuco, Fernanda Oliveira e Karla Nayra

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter