Brasília, 16 de Março de 2025 - 19:52

LIVRO SE APROFUNDA NAS PRÁTICAS DE PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO PÚBLICA

O Grupo Gen, que reúne os selos da Saraiva, Forense e Atlas, lançará nos próximos dias o livro Publicidade e Comunicação Pública, nos formatos físico e e-book, abordando um cenário desafiador do setor ao completarmos este primeiro quarto de século.

Tanto a publicidade quanto a comunicação pública atravessam inúmeros desafios neste planeta em rápida transformação. Entre os desafios, avaliam os autores, a emergência de novos meios de comunicação digitais, o fenômeno das fake news a impactar de forma negativa, inclusive, políticas públicas e a utilização de algoritmos de inteligência artificial na criação e distribuição de conteúdo publicitário.

Voltado a profissionais e estudiosos das áreas de comunicação pública, publicidade e direito, o livro tem como proposta realizar uma abordagem aprofundada sobre os tópicos mais relevantes relacionados à publicidade e à comunicação pública, aliando embasamento teórico com aspectos práticos imprescindíveis aos profissionais de comunicação do País.

Publicidade e Comunicação Pública é organizado em quatro partes, reunindo Otávio Venturini, Oscar Luiz Kita e Bob Vieira da Costa como autores-organizadores, além de cinco autores convidados: Ana Cristina Gonçalves, Fernanda Galera Soler, Lucas Scatimburgo, Marcus Di Flora e Thomaz Munster. A obra conta ainda com o prefácio do jornalista Caio Túlio Costa.

“Trinta anos de experiência em comunicação pública, passando pelas mudanças nos meios de comunicação, na relação com os clientes, a chegada das redes sociais que garantiu voz a todas as pessoas, as fake news e IA, resultam neste livro, fundamental para refletir sobre a comunicação de hoje”, afirma Bob Vieira da Costa.

Em um dos capítulos, os autores abordam as Melhores práticas em licitações para contratação de serviços de publicidade. Segundo Oscar Kita, os autores buscaram apresentar de forma organizada a evolução das práticas desde a promulgação da legislação deste serviço na administração pública, incluindo os outros serviços de marketing, sob os vetores da legalidade, da eficiência, da economicidade e da sustentabilidade econômico-financeira. 

Em outro capítulo, a obra trata da remuneração das agências de publicidade no Brasil e as mídias digitais. Explicamos o modelo brasileiro de publicidade, suas vantagens, os pontos de atenção, que devem ser evitados, qual o modelo no resto do mundo, no setor privado e como a publicidade online desafia esse cenário, em especial no caso da administração pública”, dizOscar Kita.

“Se por um lado, a emergência das mídias digitais, com seus formatos inovadores de interação comunicativa e algoritmos de distribuição automatizada e segmentada de conteúdo, oferece aos profissionais de publicidade novas alternativas para que suas mensagens alcancem o público-alvo”, afirma Otávio Venturini. Voltada a profissionais que enfrentam esse cenário desafiador e dinâmico, esta obra busca informar e propor soluções práticas.

Os quatro tópicos

Na primeira parte, são abordados aspectos conceituais e regulatórios da atividade publicitária no Brasil, com destaque ao papel dos principais atores da autorregulação, como Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (CONAR), Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP) e do Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário, antiga Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), dentre outros. 

Na segunda parte da obra, são analisados os impactos das novas tecnologias na comunicação, com capítulos sobre o uso da inteligência artificial na criação publicitária, incluídos também os aspectos jurídicos, bem como check-up de fake news.

Já a terceira parte é dedicada a temas da publicidade na Administração Pública, abordando-se os seus fundamentos e regras, melhores práticas em licitação de serviços de publicidade, além da remuneração das agências.

Por fim, a quarta parte traz dois capítulos sobre compliance publicitário, com foco nas melhores práticas para programas de integridade e compliance digital, destacando-se os temas da proteção de dados pessoais e brand safety nas mídias digitais.

O livro Publicidade e Comunicação Pública, de acordo com a editora, é recomendado principalmente para profissionais de comunicação pública, bem como para disciplinas de graduação, cursos de educação executiva (MBA) e de pós-graduação nas áreas de Administração Pública, Publicidade e Direito. 

Além da importância acadêmica, representa um guia seguro para profissionais iniciantes e consolidados no mercado que atuam com publicidade e comunicação com foco no setor público.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados