Brasília, 24 de Abril de 2026 - 18:47

PREFEITURA DO RIO LANÇA PRÓ-CARIOCA AUDIOVISUAL

PREFEITURA DO RIO LANÇA PRÓ-CARIOCA AUDIOVISUAL

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Pró-Carioca Audiovisual, programa de Fomento Carioca de 2023, que investirá mais de 64 milhões de reais no setor, volume recorde, por meio da RioFilme, da Secretaria Municipal de Cultura. Os valores são provenientes de recursos municipais e da Lei Paulo Gustavo.

O Pró-Carioca Audiovisual contempla, ainda, investimentos nos cinemas de rua, na formação profissional e na promoção internacional do audiovisual carioca.

Desde 2021, a Riofilme tem praticado uma política de democratização, na distribuição dos recursos. Os editais têm regras de pontuação adicional priorizando grupos e territórios, com o objetivo de impulsionar mulheres, negros, pessoas LGBTI+, indígenas e pessoas com deficiências. As inscrições foram abertas e seguem até 25 de agosto.

O Edital de Cash Rebate (edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Rio de Janeiro) investirá 12 milhões de reais  em produções (nacionais ou internacionais) que escolherem o Rio de Janeiro como cenário. O valor investido por projeto poderá representar de 30% a 35% do valor gasto pela produção, nas filmagens no Rio.

Para dar visibilidade às locações cariocas no cenário audiovisual internacional foi anunciada a criação do selo “Filmado no Rio” (Filmed in Rio), a ser aplicado nas obras que utilizarem o Rio de Janeiro como locação principal em suas histórias e também a produções que tiverem o apoio da Rio Film Commission durante as filmagens na cidade.

A RioFilme anunciou ainda o programa Viva o Cinema de Rua, que destinará 3,5 milhões de reais propostas de reforma, manutenção e funcionamento de salas de cinema de rua e na periferia do Rio. As informações são da TelaViva.

Do audiovisual carioca, a prefeitura anunciou uma missão com produtores audiovisuais cariocas, liderada pela RioFilme, no Festival de Cannes em 2024, e também uma parceria que irá viabilizar um braço de mercado do festival

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter