Brasília, 11 de Setembro de 2024 - 23:59

AFROREGGAE E ARTPLAN SE UNEM EM NOVA AÇÃO CONTRA O PRECONCEITO

O Grupo Cultural AfroReggae está lançando uma nova campanha com o objetivo de combater o preconceito racial no Brasil. Em uma ação assinada pela a agência Artplan, a campanha “Estampa do Respeito” mantém o foco nas abordagens cotidianas no Brasil, inclusive policiais. Estudos mostram que, no Brasil, pessoas negras são abordadas 4,5 vezes mais frequentemente que pessoas brancas, muitas vezes enfrentando violência física, verbal ou psicológica, de acordo com informações do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e Data_Labe.

Crédito: Rudy Hühold
Crédito: Rudy Hühold

A camiseta possui a palavra “Trabalhador” ou “Trabalhadora” estampada na frente, mas é seu interior que traz a mensagem mais impactante: um documento de identidade impresso do lado de dentro. Essa funcionalidade permite que, em uma abordagem, o indivíduo possa rapidamente levantar a camiseta e revelar quem realmente ele é, de maneira digna e segura.

O filme da campanha destaca as estatísticas alarmantes de abordagens discriminatórias e a presunção de culpa que pesa sobre a população negra. O vídeo, envolto em um ambiente sombrio iluminado pelas luzes dos carros da polícia, mostra rostos subitamente iluminados durante uma abordagem, culminando na revelação daidentidade através da Estampa do Respeito.

O projeto consiste em uma colaboração entre o AfroReggae e a agência Artplan, com o apoio de entidades como a Pipe Content House e a e Brother do Brasil, uma das maiores marcas mundiais no mercado de impressão. A campanha também conta com o engajamento de influenciadores e artistas como Sara Mara, Negra Li e Vitin, que usam e divulgam a camiseta, ampliando a discussão sobre racismo e a importância da identidade visual em contextos de abordagem.

“Não é só sobre vestir a camisa, mas principalmente chamar a atenção para a violência e discriminação que a população negra enfrenta diariamente. Esta iniciativa destaca o compromisso de 30 anos do AfroReggae com a inclusão e a justiça social. Não estamos falando apenas de uma peça de roupa, mas de uma proposta de abrir o diálogo como ferramenta que pode provocar a transformação e proteger vidas negras”, revela Debora Moura, head de Diversidade e Inclusão da Artplan.

Descubra mais sobre esta campanha no site www.estampadorespeito.com.br.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados