Brasília, 11 de Setembro de 2024 - 23:29

PACTO CONTRA A FOME TENTA REDUZIR O DESPERDÍCIO DE TONELADAS DE COMIDA

O Pacto Contra a Fome lançou nesta quarta-feira, dia 04 de setembro, uma campanha nacional para reduzir o desperdício de alimentos. A ação conta com a publicação de um manifesto em jornais de grande circulação, um filme publicitário, a divulgação do Guia “Lugar de comida é no prato” e diversas ações de ativação sobre o tema.

A campanha abre o mês em que é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar (29/09), data estabelecida pelas Nações Unidas.  O objetivo é conscientizar a sociedade sobre as consequências do desperdício de alimentos tanto para combater a fome quanto para preservar o meio ambiente.

“O desperdício de alimentos em convivência com a fome revela a incoerência que vivemos neste Brasil tão desigual. Ambos os problemas geram sérios impactos sociais, econômicos e ambientais, e não podemos mais aceitar”, afirma a co-fundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz. “À medida que trabalhamos a redução do desperdício de alimentos em favor do combate à fome e de impacto, iniciamos um ciclo virtuoso. Construímos assim sistemas alimentares mais sustentáveis e acessíveis para todos.”, diz.

O filme d a campanha foi feito em parceria com a Africa Creative. “Se a boca que mais come é a boca do lixo e ainda existem milhões de brasileiros com fome, é urgente mobilizar a sociedade em torno de uma mudança de comportamento na relação com os alimentos e o descarte indevido de comida”, afirma o VP de relações internacionais, ESG e sustentabilidade da agência Africa Creative, Raphael Vandystadt.

A música, escrita por Jair Oliveira, da S de Samba, foi especialmente criada para acompanhar a campanha. Já o filme publicitário foi produzido pela Magma.

A campanha prevê uma série de ativações off e online, ações nas ruas, em shoppings centers e centros comerciais e mídias Out of Home, entre outras ações previstas. 

As ações têm ainda o apoio de entidades de diversos setores, como o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o WWF Brasil, a ONG Banco de Alimentos, o Instituto da Criança, o SESC Mesa Brasil, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a rede de shoppings Multiplan. 

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados