Brasília, 22 de Setembro de 2023 - 7:58

RECEITA SUBIU E AGÊNCIAS VEEM UM FUTURO MELHOR

Cerca de 45% das agências de publicidade no país apontam crescimento de receita primária, pela produção criativa, no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Enquanto 35% registram estabilidade nos ganhos e 20% sofrem perdas.

Os dados são da pesquisa VanPro, realizada em julho último pelo ecossistema Sinapro/Fenapro. Aproximadamente 66% das agências enxergam um futuro melhor. E 63% já adotam ferramentas de Inteligência Artificial na área de criação. O levantamento foi realizado junto a 354 agências de 20 Estados e do Distrito Federal.

Daniel Queiroz, presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro)
Crédito foto: Chico Barros

“A nova sondagem confirma a tendência de crescimento das agências, tanto em relação à receita, quanto à percepção de estabilidade e de um futuro melhor para o setor. Além disso, também mostra a penetração das ferramentas de Inteligência Artificial no trabalho diário das agências que, em sua maioria, já estão se adaptando para atuar com tecnologia de ponta”, diz Daniel Queiroz, presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

O estudo VanPro, feito desde 2017, mostra ainda que entre as que tiveram alta da receita primária, em cerca de um terço (27,5%) houve incremento de 10% a 30%, em relação a período igual do ano passado. 

A percepção dos entrevistados sobre o futuro foi próxima ao identificado na pesquisa realizada em março deste ano, relativa ao desempenho do ano de 2022. A avaliação de boas ou muito boas as perspectivas para a empresa foi de 66%. Em março ficou em 65%. O índice dos que apontam como ruim, muito ruim ou possibilidade de interromper as atividades caiu de 7% para 5%. E os que não conseguem prever, diminuíram de 3% para 2%. Os que apontaram previsão estável subiram de 25% para 27%.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados