Brasília, 07 de Dezembro de 2022 - 20:20

RÁDIO ITATIAIA VENCE PRÊMIO CDL DE JORNALISMO COM REPORTAGEM SOBRE CRISE HIDRICA EM MINAS GERAIS


Foto: Itatiaia

A Itatiaia conquistou o primeiro lugar na categoria Rádio do Prêmio CDL nacional, com a reportagem especial da jornalista e apresentadora Alessandra Mendes sobre a crise hídrica em Minas. Ao todo, 76 trabalhos foram inscritos nesta edição, que marcou a primeira década da premiação. Dos cinco finalistas na categoria Rádio, três reportagens são produções do Jornalismo da Itatiaia.

“A Itatiaia mostra mais uma vez a força do seu jornalismo. Somos uma produtora de conteúdo feita para os mineiros e com os mineiros. Mais do que falar para os mineiros, fazemos um jornalismo que sabe ouvir e dar voz a quem precisa.  A premiação sela a grandiosidade do profissionalismo de uma equipe inteira. Estamos todos muito gratos e orgulhosos por mais esse reconhecimento pela qualidade e competência do nosso Departamento de Jornalismo”, comentou o presidente da emissora, Diogo Gonçalves.

“Foi uma matéria pensada e executada ainda em um período bastante rigoroso da pandemia, o que nos exigiu cuidados extremos. Mas os desafios não puderam nos deter do propósito de conseguir executar da melhor forma possível a nossa missão principal: dar voz às pessoas”, comenta Alessandra, que acumula 11 anos de trajetória na emissora.  Para realizar “Crise hídrica: as lições do passado que não evitaram o caos do presente”, a jornalista percorreu mais de 2 mil quilômetros de estrada, 15 cidades de quatro regiões mineiras, revelando o drama da população diante da falta d´água.

Repórter Alessandra Mendes e o colega Wander de Freitas, em Araguari, um dos locais visitados pela Itatiaia
Arquivo Pessoal

“A matéria da Alessandra Mendes foi a nossa primeira produção desenhada para trazer um raio X do Estado. É o início de um grande projeto da Itatiaia para retratar Minas, dando voz aos mineiros onde quer que eles estejam pedindo por socorro”, diz a diretora de Jornalismo. Maria Cláudia Santos.

Maria Cláudia Santos, diretora de Jornalismo da Itatiaia, recebe o prêmio concedido à repórter Alessandra Mendes
Divulgação CDL/BH – Alessandro Carvalho

Para o vice-presidente da Itatiaia, João Vítor Xavier, o prêmio é importante: “isso mostra a excelência do nosso Jornalismo e a qualidade dos nossos profissionais.” O presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, destacou que a reportagem da Itatiaia vencedora do prêmio “nos faz questionar o quanto, de fato, absorvemos e praticamos os ensinamentos deixados por eventos históricos.”

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados