Brasília, 18 de Abril de 2024 - 19:22

Cariocas revelam suas marcas preferidas em pesquisa do jornal O GLOBO

 Em sua 10ª edição, a pesquisa Marcas dos Cariocas revela quais são as marcas mais admiradas pelos moradores do Rio de Janeiro. Realizado pelo jornal O GLOBO em parceria com a TroianoBranding, este ano o levantamento elencou as marcas de produtos e serviços que geram maior envolvimento com os cariocas em 40 categorias de negócios. Além disso, o estudo comemorativo dos 10 anos traz uma publicação especial sobre as marcas que, ao longo dessa década, conquistaram o primeiro lugar nas cinco dimensões e nas categorias auditadas de 2010 a 2019. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 12 de dezembro, na publicação especial encartada no jornal e está disponível também no site oglobo.globo.com.

Além dos vencedores de 2019 em um ranking de 10 marcas em cada categoria, a pesquisa comemorativa dos 10 anos traz uma publicação especial sobre as marcas que, ao longo dessa década, conquistaram o primeiro lugar nas cinco dimensões e nas categorias auditadas de 2010 a 2019. Nike, Itaú, Rede D’Or, Drogaria Pacheco, Tok&Stok, Vivo e BarraShopping lideraram nas 10 edições.

Nesta edição, as categorias redes sociais e produtos de limpeza saíram para dar lugar a lojas que vendem produtos/prestam serviços para pets e produtos variados para dia a dia dos pets. A marca Uber venceu todas as cinco dimensões, além de marca por sexo, idade e classe social, independente de categorias. CCAA pela primeira vez entrou no lugar da Cultura Inglesa, que vencia nos últimos nove anos e Burger King aparece pela primeira vez no ranking.

“A pesquisa Marcas dos Cariocas completa 10 anos exercitando a relação das marcas com seus consumidores. O carioca tem sua forma própria de se relacionar e esse trabalho que fazemos contribui para que as empresas avaliem suas estratégias e, eventualmente, revejam algum rumo. Ao final, ganham todos, as marcas e seus consumidores”, analisa o diretor Comercial Rio da Editora Globo, Marcelo Lima.

Foram realizadas na primeira fase mais de duas mil entrevistas, em que as marcas foram citadas espontaneamente, sem sugestões de nomes. A segunda etapa, com 2.100 respostas, teve como objetivo construir o ranking de 10 marcas mais lembradas em cada categoria, obedecendo à ocupação demográfica e respeitando a distribuição das variáveis sexo e idade da população da Região Metropolitana do Rio, com base nos dados do IBGE. Os participantes avaliaram as marcas em cinco dimensões: qualidade, preço, respeito ao consumidor, identidade (“combina comigo”) e evolução (“está sempre se renovando”).

“É inédito em nosso país termos um estudo que consegue olhar, durante 10 anos, quais marcas geram maior envolvimento com os cariocas. Ele mostra que aquelas que conseguem se destacar por anos seguidos tiveram uma gestão muito bem equacionada, preservando foco e garantindo a consistência", diz Cecilia Russo Troiano, diretora da TroianoBranding. Segundo ela, mais do que apenas lembrança de marcas, a pesquisa mede a relevância das marcas junto à população do Rio. “Fazer isso de forma seguida, por tantos anos, nos traz um material valioso sobre quais marcas efetivamente agregam valor e o que elas fizeram de bem feito para merecer esse destaque", conclui.

Além do ranking completo das marcas, a revista encartada no jornal reúne matérias sobre o Rio como palco para eventos; o futuro do consumo; entrevista com Roberto Medina, criador do Rock in Rio; entre outras.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados