O Itaú Unibanco lança a plataforma #ÉFake, iniciativa para auxiliar no combate às notícias falsas e à desinformação sobre o banco e que também afetam o setor financeiro. #ÉFAKE terá um canal de mensagens instantâneas e por e-mail, para comunicação ágil com as áreas comerciais e de atendimento ao cliente.
Impulsionado pelo Q-Insider®, plataforma exclusiva da Quaest para coleta e mineração de dados, a #ÉFake tem a capacidade de rastrear e identificar, rapidamente, notícias falsas relacionadas à marca Itaú em sites, blogs, redes sociais e grupos de mensagem. Com o projeto, funcionários, clientes, investidores, jornalistas e toda a sociedade têm acesso a esclarecimentos sobre notícias falsas em circulação nessas plataformas.
A gestão da plataforma e a curadoria do seu conteúdo está a cargo do time de Comunicação Corporativa do banco.
“A desinformação sistemática confunde as pessoas e as torna vulneráveis. No Itaú, tocamos mais de 70 milhões de clientes e 100 mil funcionários, diariamente, além dos nossos milhares de acionistas. Por isso, precisamos de ferramentas efetivas para fomentar uma comunicação confiável”, diz Pâmela Vaiano, superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco.
“Fake news são produzidas de forma profissional e tendem a induzir pessoas a tomada de decisões impulsivas e baseadas no medo. O trabalho que estamos desenvolvendo com o Itaú é um fundamental proteger clientes e o mercado”, diz o professor Felipe Nunes, sócio-fundador da Quaest.