Brasília, 01 de Abril de 2023 - 10:15

2022: TEMPO DE NOVOS DESEMPENHOS, APONTA DEBATE DA AMPRO

O 5º Congresso Brasileiro de Live Marketing e o 21º Ampro Globes Awards ocorreram no último dia 15, reunindo mais de 300 profissionais, em realização da Associação de Marketing Promocional Ampro.
Aceleração e transformação do mercado foram temas amplamente discutidos para 2022.

O primeiro painel do encontro abordou a importância da transformação digital e da capacidade de adaptação das empresas em um mundo acelerado, com a participação de Gal Barradas, fundadora da Gal Barradas Brand&Venture; Alon Sochaczewski, fundador e CEO da Pipeline Capital; e Hilton Menezes, fundador e CEO da Kyvo, com a moderação de Alexis Pagliarini, presidente executivo da Ampro.

“As empresas precisam rever a forma de atuar, ter novo mindset, novas skills, pessoas de tecnologia em seus quadros. Não é necessária uma virada de página, mas passos, fazendo pilotos, testando, produtizando serviços, acredito que, a partir do fim da pandemia, toda aceleração virá ainda mais rápida”, pontuou Gal Barradas. “Empresas que tem capacidade de adaptação serão bem-sucedidas nos próximos anos. O que aprendemos até hoje não é mais suficiente e necessário, precisamos de aprendizagem constante, learning organization, empresas que tornem o aprendizado natural. Muito se fala na evolução tecnológica, mas é importante também a questão cultural e comportamental das pessoas, criar processos inovativos, fazendo com que as pessoas trabalhem de forma mais ágil e eficiente”, complementou Hilton Menezes.

O Congresso também abordou a relevância dos dados para a performance, com moderação de Claudio Oliveira, diretor fundador da Cognitive e professor de Big Data e coordenador do núcleo DIGI da ESPM. Participou Ana Letícia Verroni, executiva sênior de inteligência de mercado da 99 e João Belfort, da Heineken.

“Dados são ricos para parcerias, para trazer um ROI melhor, para melhorar a performance, que vai desde construir comunicação, campanha, promoção, e passa por como melhorar a experiência, daqui para frente tudo está ligado. Já evoluímos muito, mas ainda temos muito a evoluir na forma de analisar os dados”, avaliou Ana Verroni.

Transformação ética e sustentável, com princípios ESG, foram discutidos em painel sob moderação da CGO da BPartners, Andrea Mendonça, com a participação de Claudia Leite, Chief Purpose Officer na HILO Estratégia e Propósito; Lucy Freitas, head de comunicação do Sistema B Brasil; Fabrício Guimarães, fundador da startup MUSA; e de Nelcina Tropardi, cofundadora do instituto Arca+, presidente da Associação Brasileira de Anunciantes.

“Nunca se falou tanto em ESG e nunca se teve tanta desinformação, também. É a nova forma de fazer negócios. É importante encontrar o equilíbrio, aprender como fazer de maneira integrada, repensar nossa maneira de olhar o impacto que o nosso negócio tem. Não é só assunto das grandes empresas, mas de cada um de nós, cidadãos, que podemos fazer essa transformação”, afirmou Claudia Leite. “Só qualidade e preço não são mais os únicos atributos valorizados, o consumidor valoriza quem é a empresa e se tem discurso alinhado à prática. Não basta dizer que é uma empresa diversa, é importante que tenha um ambiente inclusivo”, disse Nelcina.

O painel “Growth a partir do monitoramento de customer experience” tratou do crescimento sob a ótica do monitoramento da experiência do consumidor, com a participação de Corrêa Jr, CEO da Postmetria e Luis Carlos Mira, Head de Expansão de CX/NPS Latam Coca Cola da Coca-Cola. Moderação de Andrea Naccarati de Mello, founder & CEO da Robecca & Co.

“Clientes querem ser ouvidos, desejam que as empresas tomem ações e se isso não acontece, acabam abandonando as marcas que amam. Experiência do cliente não é só atendimento, é propósito de marca, reputação, conteúdo, comunicação relevante etc. E a experiência traz resultado, o cliente satisfeito recompra, fideliza, recomenda, vendas são geradas de forma espontânea. Por isso a importância do monitoramento”, enfatizou Andrea.

Após o debate, o 21º A Globes Awards premiou 22 agências, com destaque para a Tracylocke Brasil, que levou o prêmio de Melhor Agência do Ano, e para a Ambev, como Cliente do Ano.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados