Brasília, 20 de Maio de 2022 - 1:38

DETRAN CRIA CURSO DE CIDADANIA NO TRÂNSITO PARA ESCOLAS DO DF

Professor de Direito Constitucional e Direitos Humanos, o diretor-geral do Detran/DF, Zélio Maia, usando sua experiência como educador criou o curso Cidadania no Trânsito, que está sendo oferecido, gratuitamente, aos estudantes de escolas públicas do DF e será aceito como parte do processo teórico de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O objetivo do programa é formar cidadãos conscientes do tema da mobilidade urbana, e que sejam capazes de aplicar no dia a dia noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente, convívio social no trânsito, direção defensiva e noções de legislação.

O público-alvo são os alunos do 2º e 3º anos da rede pública. O objetivo é atender 92 unidades escolares do Ensino Médio de todo o DF. Serão contempladas, neste semestre, escolas das regiões de Brazlândia, Cruzeiro, Planaltina, Gama, São Sebastião e Taguatinga. Cada unidade participante deverá estabelecer os critérios de seleção dos estudantes a serem matriculados.

“Os jovens são as principais vítimas de violência no trânsito no mundo, mas são também futuros condutores e influenciadoras das demais gerações. As ações de mobilização e conscientização dessa faixa-etária são estratégicas para criarmos uma cultura de segurança no trânsito ", disse Zélio Maia.

As aulas inaugurais são ministradas pelo próprio Diretor-Geral e tratam de noções de ética, cidadania e Direitos Humanos. O curso é uma realização do Detran-DF, por meio da Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), com a supervisão da Escola Pública de Trânsito (EPT), execução do Núcleo de Formação e Cursos de Trânsito (NUFOR). Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 05/2020.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados