Brasília, 24 de Setembro de 2022 - 21:55

FAAP: celebridades reconquistam seguidores em redes sociais

 O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) divulga estudo, em parceria com a Socialbakers, relativo aos três primeiros meses de 2021, com a conclusão de que as celebridades brasileiras estão voltando a conquistar mais seguidores nas redes sociais, depois de uma queda significativa em 2020, desde o início da pandemia de Covid-19.

Os 100 primeiros perfis de celebridades brasileiras com mais interações no Instagram tiveram uma média de crescimento de 960 mil seguidores, entre janeiro e março deste ano. Ante 390 mil no último trimestre de 2020. Hoje, esse grupo possui cerca de 13,8 milhões de seguidores.

Para a professora Karina Bousso, que participou do estudo, acredita que havia um cansaço das pessoas em relação aos conteúdos gerados. “Mas, hoje, o entendimento é de que esses materiais se adaptaram à continuidade da pandemia, voltando a ser relevantes”, completa a professora.

Um exemplo são postagens do tipo “Carrossel”. São as que mais geram engajamento dos usuários do Instagram, tanto para o perfil de celebridades quanto de marcas. As celebridades, quando compartilham conteúdo nesse formato, têm em média 260 mil interações (contando apenas curtidas e comentários). Em termos comparativos, posts com somente uma foto possuem média de 160 mil interações. Já as marcas, quando postam em “Carrossel” geram, em média, 12 mil interações ou 5,7 mil quando se trata de imagem única.

Outros dados da pesquisa: em postagens de marcas no Instagram, os comentários representam somente 3% da interação. Os 100 perfis com mais interações no Facebook demoram pouco mais de um dia (31 horas e 21 minutos) para dar resposta aos usuários. Em média, somente 7% das postagens são impulsionadas no Facebook.

O relatório completo do estudo #MS360FAAP está disponível no site www.faap.br/ms360faap.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados