Brasília, 04 de Outubro de 2022 - 10:35

FCB para Brastemp: tarefa doméstica deve ser tarefa de todos

Histórica e majoritariamente responsáveis pelas tarefas domésticas, as mulheres carregam a pressão do dia a dia de trabalho e as pressões da sociedade para o cuidado com o lar e a família. Segundo pesquisa do IBGE de 2020, as mulheres dedicam o dobro do tempo dos homens aos afazeres domésticos. Nesse contexto, a Brastemp traz a discussão da equidade de jornada para sua nova campanha.

Conhecido por ser o “mês das Mães”, maio é marcado por campanhas que muitas vezes reforçam a cultura do trabalho doméstico como uma tarefa feminina. Para mudar o foco, a Brastemp traz para o mês a campanha “Tarefa doméstica é tarefa de todos”, criada pela FC, em parceria com a consultoria Think Eva, que tem como objetivo incentivar a divisão equânime das tarefas domésticas entre homens e mulheres.

Dado inédito, levantado pela Think Eva a pedido da marca, revela que as mulheres passam em média quatro anos de suas vidas lavando roupas. Tempo que homens dedicam ao seu desenvolvimento pessoal, profissional, ao lazer e ao descanso.

A Brastemp aproveita e lança uma máquina de lavar roupas fictícia, com o nome “Brastemp Edição Compartilhada”. O lançamento do produto tem como objetivo reforçar que, assim como as tarefas de casa, lavar as roupas é uma atividade de todos – e não apenas das mulheres. Veja o vídeo manifesto, mostrando um casal 60+, um casal em que a mulher é transgênero, uma família negra angolana e uma mãe e um filho brancos.

“Dia das Mães é uma das grandes datas do ano para o varejo, isso é legítimo. Nós, como uma empresa líder de mercado e top of mind na categoria de lavanderia, entendemos que era nosso papel social ressignificar a data. Ao invés de seguir reforçando os estereótipos, vamos justamente no caminho oposto: levantamos uma discussão na sociedade que fala de uma pauta tão urgente e necessária, que é promover a equidade no trabalho doméstico”, afirma Allyne Magnoli, diretora de marketing da Whirlpool.

“As marcas são parte importante da formação cultural da sociedade – especialmente marcas icônicas, como a Brastemp. Abordar a economia do cuidado em uma campanha é uma forma de assumirmos esse papel de influenciadores e colocarmos mais luz em um tema que é muito caro às mulheres ,há muito tempo”, comenta Anna Martha, Diretora Executiva de Criação da FCB Brasil.

Ficha Técnica
Agência: FCB Brasil
Cliente: Whirlpool
Produto: Lavadoras
Título: BTP Compartilhada
Estratégia, criação e produção: FCB Brasil,
Amanda Fonseca, Anna Martha, Ana Paula Mancini, Andreza Cursino, Bibiana Saldanha, Barbara Feitosa, Bruna Rodriguez, Camila Galdêncio, Carolina Ferreira, Daniela Fonseca, Elton Longhi, Fabio Freitas, Fernanda Geraldini, Henrique Aquino, João Albertini, Leticia Hengles, Luiz Eduardo Doria, Marcella Huche, Marcelo Rizério, Mateus Madureira, Mayara Nunes, Nicola Aguiar, Paulo Bruno, Pedro Lazzuri, Pedro Paes, Priscilla Olegario, Rafael Merel, Renata Davila, Renata Reigota, Ricardo John, Robson Cruz, Rodrigo Resende, Sâmia Reiter, Suzana Haddad, Tamires Santos, Thea Rodrigues, Tiago Santos, Thiago Ehlke Thiago Iusim, Yllo Pedra.
Produtora: Saigon Filmes
Diretor: Juliana Curi Produtor Executivo: Marcelo Altschuler , Carol Pessini Atendimento: Fernanda Gomes, Rafael Costa, Karin Diniz – Coordenação de produção: Katiucia Soares, Natalia Cardoso – Diretor de fotografia: Licia Jardim Arosteguy da Rosa- Diretor de Arte: Carol Ozzi – Assistente de Direção: Flavia Meszberg- Diretor de produção: Roberto Bellezia- Figurinista: Juliana Prysthon-Produtora de Casting: Rodrigo Hoffmann (Chuck)- Montador: Daniela Guimarães- Finalizador: Fabio Abreu- Coordenação de Pós-produção: Virgini Fares- Cor: Adonias DantasFinalização: NASH Production
Produtora de áudio: Produtora de Som: CanjaDireção de Som: Lucas Sfair, Eduardo Karas, Filipe Resende -Produção Musical: Diego Zorrilla – Atendimento de Som: Guga Costa – Coordenação de Som: Matheus Brandão
Equipe MField – Diretor Geral: Flávio Santos – Diretor artística: Victor Godoy- Diretor Executivo: Flávio Santos – Diretor Técnico: Gabriel Lima- Atendimento: Ariane Gancear- Consultoria Think Eva / ONG Think Olga- Maíra Liguori – Diretora de Impacto Think Eva e Think Olga- Mariana Cordeiro – Gerente de Estratégia Think Eva e Think Olga- Camila Camargo – Líder de Estratégia Think Eva e Think Olga -Débora Torri – Líder de Conteúdo e Estratégia- Isys Maciel – Coordenadora de Produção e Cientista de Dados – Luciana Nogueira – Gerente de Projetos Think Eva e Think Olga – Aprovação do cliente: Andrea Salgueiro, Allyne Magnoli, Gabriel Silva, Gabriella Rosa, Victoria Sagula.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados