Brasília, 24 de Setembro de 2022 - 13:13

FECHADO EM HONG KONG MAIS UM JORNAL DE OPOSIÇÃO À CHINA

No último  domingo (2), em Hong Kong, o jornal digital independente Citizen News anunciou nas redes sociais a decisão fechar nesta ontem (4), em consequência da drástica redução da liberdade de imprensa, com ameaças até à integridade física dos jornalistas.

É mais um veículo de comunicação pressioando pela censura da China, a fechar em Hong Kong. Em seis meses, este é o terceiro veículo de oposição ao governo chinês a parar circular.

Em dezembro de 2021, a organização Repórteres Sem Fronteiras destacou a deterioração do jornalismo livre de Hong Kong em um relatório intitulado ”O salto para trás da liberdade de imprensa na China”.
 
Fechado recentemente também o jornal Stand News, após batida policial que prendeu sete jornalistas e apoiadores.  mídia pró-democracia. E o Apple Daily, popular por críticas ao governo chinês, que aprovou em 2020 legislação cala a boca da oposição. O proprietário, Jimmy Lai, esta preso desde 2019 acusado de estar ligado às manifestações por democracia em Hong Kong, que tecnicamente ainda é uma provincia chinesa. 

Foto: Chris Yeung, fundador do Citizen News (dir.), em entrevista coletiva anunciando o fechamento do jornal (reprodução CNA Singapura)

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados