Brasília, 27 de Maio de 2022 - 2:56

OBRIGADO, BRASÍLIA!

Em 06 de janeiro 2022 completei 52 anos residindo em Brasília, onde me formei no Ceub, em Comunicação Social e em Direito. Publicitário, Relações Públicas e Jornalista por profissão, fundei a Meio & Mídia Comunicação em 1989, logo depois de deixar o Jornal do Brasil, aonde atuei como Superintendente de Comercialização e Marketing durante 10 anos, na sucursal Brasília, quando tive a honra de trabalhar e conviver com Luiz Orlando Carneiro, nosso LO.

Com mais de meio século residindo em Brasília, vejo que a minha história se fundiu com a dessa cidade que me adotou, me deu abrigo, trabalho, família, filhos, netos, um título de Cidadão Honorário, e me fez amadurecer com suas oportunidades. Filho de um farmacêutico e político e de uma exigente dona de casa, aprendi que deveria ter disciplina e paciência para alcançar meus objetivos.

No início foi uma luta difícil. Passei dificuldades, almocei pão com mortadela e jantei água com açúcar. Saboreava “bandejão” da UnB como restaurante francês, pegava a bandeja usada por colegas e voltava para fila fingindo repetir quando na verdade estava sendo a primeira refeição.

Morei de favores na Casa do Ceara, Anexo II do Brasília Palace que hospedava alunos da UnB. Só eu sei o que passei para sobreviver longe de Vigia, minha terra natal, longe da família e dos amigos, que não eram poucos.

Não poderia deixar de citar por onde trabalhei e pelos quais sou grato:

Loja Encomenda Urgente na Rodoviária de Brasília, da Sra. Dalva e Seu Aníbal;

Fábrica de Cimento CIPLAN, construída por Efraim Ramiro Bentes;

Jornal Diário de Brasília, levado pelo meu colega de faculdade Ivo Borges;

Jornal de Brasília, a convite do estimado amigo Fernando Câmara, onde fui Gerente de Publicidade e exerci o jornalismo publicitário por cinco anos, editando uma coluna todos os domingos, eleito presidente do Sindicato dos Publicitários de Brasília por três mandatos, Correio Braziliense – esse como colunista por dois anos;

Professor do Ceub, Empresa Brasileira de Notícias, com o amigo Apolônio Salles;

SECOM/PR, com Said Farah;

Jornal do Brasil, com o querido amigo Luis Orlando Carneiro;

Sebrae, com estimado Fernando Nogueira;

Governo do Amazonas – esse como consultor de Marketing e Comunicação Social, com o governador e amigo Amazonino Mendes.

Todos esses lugares formaram o hoje Fernando Vasconcelos.

Curiosamente, fui nomeado para ser Coordenador de Propaganda e Publicidade da SECOM Presidência da República, justamente quando era Presidente do Sindicato dos Publicitários de Brasília, feito inédito no Brasil: patrões e empregados caminhando no mesmo sentido, somando todos os esforços para a integração de uma categoria.

Quando sai do Jornal do Brasil, resolvi retornar ao Pará e ser candidato a prefeito de Vigia, minha cidade natal e fundar a Meio&Midia Comunicação Ltda. Como candidato a prefeito, sonhei estabelecer uma gestão pública municipal que serviria de exemplo ao país e provocaria mudanças na história política entre os munícipes e futuros candidatos que ingressariam na vida pública vigiense. Os eleitores vigienses rejeitaram  mudanças expressas em um programa de governo municipal.

Após as eleições, voltei para a cidade que o destino me concedeu para “tocar” a Meio e Midia Comunicação e continuar realizando o Prêmio Colunistas Brasília, que alcançou este ano sua 37ª edição, com muito sucesso.

Estou, até hoje, ajudando a escrever a história da Indústria da Comunicação de Brasília e editando o site www.fernandovasconcelos.com, colaborando com a publicidade brasileira. Nestes 52 anos vividos nesta amada cidade, aprendi que se aprende errando, que crescer não significa fazer aniversário, que o silêncio é a melhor resposta, que trabalhar não é só ganhar dinheiro.

Hoje, 18 de abril de 2022, fui agraciado pelo Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, com a Medalha 60 Anos de Brasília. Divido essa honraria com os meus familiares, meus conterrâneos Paraenses e Vigienses e verdadeiras amigas e amigos que me estimulam a continuar nesta jornada.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados