Brasília, 12 de Maio de 2025 - 21:31

RIO2C ACONTECE NA CIDADE DAS ARTES, ENTRE 26 E 1º DE MAIO

O Rio2C retoma suas atividades, com uma programação vasta, dirigido à indústria criativa. Ocupará a Cidade das Artes, entre os próximos dias 26 a 01 de maio. Esta edição terá dez palcos voltados às áreas de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, novas mídias, marcas, sustentabilidade e futuro do trabalho, entre outras. São mais de 250 painéis.

Os organizadores apostam na força do encontro presencial, já que a essência do evento é “ser um lugar de troca de experiências e de fomento de ideias in loco”. A espinha dorsal do Rio 2C é a mesma de anos anteriores, dividindo-se entre os pilares conferência, mercado e festival, com novos assuntos nesta edição.

Os palcos são: Global Stage, Storyvillage, Brainspace, House of Brands, Screening Room, New Frontier, Cyberstage, Soundbeats, Future U e Biodom.

Entre os painéis, alguns destaques são: “Antes do Brasil da coroa, existe o Brasil do cocar”, com o DJ e produtor musical Alok e a líder indígena Celia Xacriabá que debatem a urgência em compreender o passado, as tradições e a sabedoria dos povos originários; “Futuro do Entretenimento”, com Marcelo Castello Branco (CEO da União Brasileira dos Compositores) e os franceses Bertrand Chaverot (diretor da Ubisoft) e Sylvie Forbin (vice-diretora geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual), que apresentará dados inéditos sobre o impacto da covid-19 nas indústrias criativas; “Entre Ritmo e Poesia”, um encontro entre Criolo e Mano Brown; “O Poder da Indústria Criativa na Transformação das Cidades”, com o americano Shain Shapiro (diretor executivo do Center for Music Ecosystems e fundador da empresa Sound Diplomacy), que defende que a música é uma ferramenta poderosa para cidades, governos e lugares impulsionarem o crescimento econômico de suas comunidades; “A Força da Criatividade Preta”, com Ary Nogueira (sócio e diretor de criação da Gana), Patricia Garrido (diretora de marketing do Nubank) e Raull Santiago (CEO e fundador da Brecha); “Caminhos para uma Economia Biodiversa”, com os cientistas e gestores de bioeconomia Hannah Simmons (ERA), Ismael Nobre (Amazônia 4.0) e Mário Frota Jr. (Regenera Moléculas do Mar), que vão falar sobre os progressos e as novas possibilidades para o futuro vindas da bioeconomia, cujo papel é promover a integração entre os sistemas biológicos e as novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis; e um bate-papo entre o brasileiro Beto Skubs, do time de roteiristas de “Grey’s Anatomy” desde 2021, e a americana Kiley Donovan, que, além do roteiro, assina a produção executiva da série (eles vão contar como são as etapas de produção de um episódio, da sala de roteiro à produção final).

Voltada à realização de negócios nos setores de audiovisual, inovação e música, a área de mercado do Rio2C foi uma das principais responsáveis pela movimentação de mais de 250 milhões de reais na última edição presencial antes da pandemia. Na parte destinada ao audiovisual, o evento deste ano terá mais players. Em 2019, foram promovidas 1537 reuniões entre profissionais do setor, gerando mais de R$ 180 milhões em projetos firmados naquele ano, segundo a organização.

Uma das novidades desta edição é a presença de distribuidoras de cinema, que procuram conteúdo para ser exibido nas telonas do país. Também estarão no Rio2C empresas do mercado editorial e de games interessadas em negociar propriedades intelectuais a serem adaptadas para o formato audiovisual.

Crédito imagem – Rio2C/ Facebook

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter