O Prêmio Colunistas Brasil revelou nesta quarta-feira, 17 de abril, os grande vencedores da publicidade nacional, contemplando nomes que têm se destacado no cenário da propaganda e marketing do País nas primeiras décadas deste século, reconhecendo a excelência de grupos como a Africa Creative, Santería e Eletromídia, além dos maiores anunciantes do mercado.
A Africa Creative, uma das mais premiadas agências das duas últimas décadas, foi escolhida a Agência do Ano, enquanto a Ambev se consagrou como Anunciante do Ano. Já a Santería recebe o premio de Produtora de Comerciais do Ano.
Entre os profissionais, Sérgio Gordilho e Márcio Santoro, ambos da Africa, receberão o prêmio de Publicitários do Ano, cabendo a Emerson Braga, da Propeg, a conquista na categoria Profissional de Propaganda. A Eletromídia faturou o prêmio de Empresa de Mídia Exterior.
No total, 145 trabalhos concorreram no Colunistas Brasil 2023, representando 47 empresas vencedoras das premiações regionais, que incluem Brasília, Norte-Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo, Centro-Leste e Sul. Grande vencedora da etapa paulista em março, a Africa Cretive também conquistou o prêmio nacional, incorporando 11 novas medalhas ao rol da agência.
Criado em 1968, o Prêmio Colunistas se tornou ao longo dos anos a mais tradicional premiação da publicidade no Brasil. Além da Categoria Brasil, ele também atende mercados regionais, como Brasília, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Norte e Nordeste, entre outros estados e regiões.
AGÊNCIAS PREMIADAS
Africa Creative, Propeg, Nacional, DM9, Artplan, Lew’Lara\TBWA, WMCCANN, 3MAIS, Ogilvy Brasil, F&MD, Grey New York, Plural (Conteúdo), DPZ, Sides, ALMAPBBDO, Alterlabs, Binder, DZ Estudio, EBM QUINTTO, Fino Trato, Made, Terruá, Candy Shop e Ideia da Silva.