Na Black Friday, anúncios que envolvam criadores de conteúdo têm 208% a mais de engajamento com os usuários, quando comparados com publicidades de mídia paga ou display. É o que revela estudo da BR Media Group, especialista em marketing de influência, unida à empresa de pesquisa Human Data.
De acordo com a análise de cerca de 340 mil comentários em redes sociais, a expectativa aumentou este ano em relação à data. Mais de 90% das conversas nas plataformas tiveram uma conotação positiva, com aumento de 10% em relação a 2022. Maiores referências foram sobre expectativas de descontos, citando marcas específicas da preferência dos compradores.
Mostra ainda o poder dos influenciadores. Instagram é a rede social preferida dos clientes, quando o assunto é Black Friday, 97% dos usuários estão mais engajados e presentes nesta plataforma em comparação a Tiktok e Facebook.
“O influenciador é muito necessário para trazer interações, comentários e compartilhamentos de experiências, ajuda na construção de imagem de produtos ou marcas, alcançando três vezes mais comentários positivos nas redes sociais. Como consequência, pode potencializar as vendas”, diz Thiago Bispo, VP Comercial da BR Media Group.
Quando o consumidor visualiza somente o produto, sem a presença do influenciador na divulgação, suas queixas são maiores. No ranking dos comentários das redes sociais os assuntos mais abordados são reclamações de entrega (28%), atendimento (11%) e reembolso (6%). Já quando o influenciador valida aquele produto ou marca, ele oferece uma blindagem para as críticas negativas. Logo, muda a percepção do consumidor e a palavra desejo é uma das mais comentadas com (32%), seguida por preferência (12%) e aprovação (11%).