Brasília, 08 de Maio de 2026 - 0:01

FÓRUM DA MICROEMPRESA TEM ALCKMIN DEBATENDO AVANÇOS

FÓRUM DA MICROEMPRESA TEM ALCKMIN DEBATENDO AVANÇOS

O acesso a crédito, ampliação do teto do MEI e do Simples Nacional e a participação dos pequenos negócios no Programa Desenrola Brasil  foram temas debatidos por representantes da sociedade civil e do governo federal, em Brasília, na 2ª reunião do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE). O evento

contou com a participação do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) 

“Essa é a pauta mais importante do país. Se avançarmos, o Brasil terá mais renda e conseguiremos seguir em frente. A questão do empreendedorismo, de estimular a atividade, ajudar o pequeno a sobreviver, é fundamental. A agenda prioritária de 2024 que recebemos nesta reunião é um verdadeiro protocolo de trabalho, com tarefas importantes que devemos cumprir”, diz Alckmin. 

Ele informou que o programa Brasil Mais Produtivo investirá cerca de 2 bilhões de reais na digitalização de pequenas indústrias. O Sebrae é parceiro da ação e vai apoiar a transformação digital, para aumento de produtividade, de cerca de 50 mil pequenos negócios. 

“A partir da reforma tributária, alguns benefícios deverão ser compensados com novas regras. Além disso, vai emergir uma multidão de pessoas que estão na informalidade. Temos que antecipar nossas decisões diante das mudanças que serão feitas”, diz o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Carlito Merss, participou da reunião e destacou que a entidade é uma grande parceira na discussão das agendas prioritárias para as microempresas e empresas de pequeno porte. Além disso, reiterou que a pauta de acesso ao crédito tem sido uma das prioridades do Sebrae.

“Já estamos atuando junto às instituições financeiras e a nossa expectativa é ter, em 2024, cerca 30 bilhões de reais para alavancar empréstimos e apoiar os empreendedores. Se não tivermos crédito facilitado, as reuniões não valerão de nada”, diz gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Carlito Merss.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter