Brasília, 19 de Março de 2026 - 3:12

NO BRASIL, 78,6% QUEREM COMUNICAÇÃO FINANCEIRA PERSONALIZADA

NO BRASIL, 78,6% QUEREM COMUNICAÇÃO FINANCEIRA PERSONALIZADA

O comportamento financeiro digital está mudando a forma como brasileiros interagem com bancos e instituições financeiras, de acordo com a pesquisa global The State of Customer Communications 2025.

Conduzida pela Sinch, a pesquisa mostra que 78,6% dos brasileiros querem ou esperam receber comunicações personalizadas de instituições financeiras com base em sua situação atual. O dado é superior à média global, de 49,3.

Além disso, a pesquisa mostra que:

  • 30% dos brasileiros preferem receber comunicações financeiras por aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Messenger;
  • 43,6% esperam receber atualizações semanais sobre o status de suas contas;
  • 80,5% consideram essenciais notificações sobre possíveis fraudes;
  • 65% se mostraram dispostos a utilizar soluções baseadas em IA para receber recomendações financeiras personalizadas;
  • 55,3% querem receber mensagens dentro de aplicativos e 47,9% valorizam recomendações personalizadas para melhorar a experiência como cliente;
  • 75,1% desejam receber alertas imediatos em caso de atividade suspeita em suas contas.

“Os consumidores brasileiros estão cada vez mais conectados e exigem que suas instituições financeiras ofereçam informações relevantes, rápidas e seguras”, afirma o diretor-geral da Sinch para a América Latina, Mario Marchetti.

A pesquisa indica ainda que canais digitais se consolidam como aliados estratégicos: 74,9% dos brasileiros consideram mensagens de verificação via RCS mais confiáveis, e muitos preferem resolver possíveis fraudes por telefone (36,2%) ou aplicativos/portais de clientes (28,8%).

A pesquisa The State of Customer Communications 2025 da Sinch ouviu 2.800 consumidores em 12 países e mais de 1.600 líderes de negócios em quatro setores (Finanças, Saúde, Varejo e Tecnologia). No Brasil e no México, 407 consumidores participaram, sendo 257 do Brasil.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter