Como mais uma forma de colocar em prática a agenda ESG, a Lotus – construtora e incorporadora com sede e foco estratégico em Brasília (DF) –, convidou o artista local Daniel Jacaré para ilustrar um passeio por pontos turísticos da capital federal mostrando as vistas da Esplanada dos Ministérios, da Torre de TV, do Eixo Monumental, do Candangos e do Museu da República, no tapume do Lotus Tower. A obra de arte tem 2 quilômetros de extensão e percorre todo o canteiro do empreendimento corporativo Triple A que está sendo construído na Asa Norte.
Para além do primor estético nos empreendimentos, que é uma marca registrada da Lotus, incluindo a arquitetura autoral e o paisagismo nativo, a iniciativa traz uma perspectiva diferente para as pessoas que vivem na região, proporcionando uma área extensa de contemplação. O artista, que também é arquiteto, tem traços semelhantes aos de Oscar Niemeyer e profundo conhecimento das Escalas Gregárias – tema escolhido para a arte do tapume – que representam o fluxo de convergência dos Eixos Monumental e Rodoviário, centro urbano da Capital Federal.
O estilo de Daniel Jacaré casa perfeitamente com a proposta da Lotus, pensado em traços livres, expressivos, rápidos e diretos, como na concepção de um projeto arquitetônico. “Essa iniciativa da Lotus é inédita. Normalmente, vemos tapumes lisos ou com a logo das empresas, então, conceber esse projeto de intervenção artística, com a possibilidade de alcançar tantas pessoas e gerar identificação com a cidade, foi como me sentir em casa”, revela o artista.
Reforçando as diretrizes de ESG do negócio, a Lotus adota ações sustentáveis, como a base de madeira para evitar o contato do metal do tapume com o solo, excluindo o risco de contaminação e o envelopamento com lona para evitar reflexo solar, prejudicial ao trânsito de pedestres e carros. Além disso, o tapume oferece pontos de interação para a comunidade como bebedouro para pessoas e pets, calibrador de pneus de bicicletas e lixeiras de coleta seletiva de vidro, eletrônicos e plástico. Além dessa ação específica, a construtora e incorporadora se diferencia por ações como lava-rodas, que evita sujeira dos caminhões nas vias da cidade; reaproveitamento do material de obra; e reaproveitamento de água da chuva, que reforçam as práticas de governança social e ambientalmente responsável.
Como uma estratégia de registrar a ação e ampliar a visibilidade da intervenção artística, a Lotus produziu o vídeo “Arquitetura e Arte andam juntas”, em que Jacaré divide um pouco das curiosidades sobre as Escalas Gregárias de Brasília, cidade tombada como Patrimônio Histórico, e revela as inspirações para o processo criativo do canteiro de obras. O artista conta sobre a realização de ver o desenho sair, literalmente no papel, para uma representação ampliada e que estará exposta por mais de 40 meses – de novembro deste ano a março de 2027. O filme de quatro minutos está disponível no canal da Lotus no YouTube.
“Somos filhos de Brasília. Por isso, ter uma representação artística das nossas belezas em um de nossos empreendimentos, além de poder proporcionar um ponto de contemplação aos passantes, nos permite aprimorar a conexão da marca Lotus com a cidade e nos inspira a dividir a criatividade da Lotus com as pessoas”, finalizam Ruy Hernandez, sócio fundador da companhia.
O filme que mostra o processo criativo do desenho que estampa os tapumes e traz o depoimento do artista tem 4´05” e foi produzido pela MW Produtora.
Ficha Técnica:
Cliente: Lotus
Direção de Marketing: Leandro Andrade
Sócios: Ruy Hernandes e Luiz Felipe Hernandez
Produto: Tapume Criativo Lotus Tower, Empreendimento corporativo Triple A
Artista: Daniel Jacaré
Produção Executiva: MW Produtora