*Por Beatriz Destefani
Comemorado em 10 de setembro, o Dia Nacional do Assessor de Imprensa é uma data que foi estabelecida para reconhecer e valorizar a importância do trabalho dos assessores de imprensa, profissionais que desempenham um papel fundamental na mediação entre organizações, empresas, pessoas públicas e a imprensa.
Os assessores de imprensa são responsáveis por gerenciar a comunicação, garantir que informações precisas sejam disseminadas, e construir uma imagem pública positiva para seus clientes ou instituições, além de lidarem com crises de comunicação e planejamento estratégico de mídia.
Esse ainda é um trabalho cheio de mistério para muitas pessoas e empresas. Entre nossas funções, visamos construir e solidificar a imagem das empresas diante de sua equipe, da imprensa, dos seus concorrentes e da população. Para isso, são usadas algumas estratégias como mídias sociais, comunicação interna, branded content, assessoria de imprensa, entre outras.
Quando falamos de clipping, essa é uma estratégia inserida na comunicação por parte da assessoria de imprensa em que buscamos colocar sua empresa nas mídias que são mais relevantes para eles. No clipping, é feito um monitoramento diário para coletar os resultados de links, matérias impressas e em vídeo dos clientes. Mas como isso acontece?
Vou dar um exemplo de como se aplica: vamos supor que você é dono de um escritório de arquitetura – nós procuramos saber qual é sua especialidade, seu potencial, se você abre faturamento, seus lançamentos e o que deseja passar da sua empresa. A partir disso, traçamos um plano de comunicação, em que vamos divulgar alguns press release, textos direcionados para a imprensa com informações relevantes sobre seu trabalho e também podemos marcar encontros de relacionamentos entre você e o jornalista, ou sugerir alguns cases.
Quando começamos a divulgar seu nome e o da sua empresa, podem começar a surgir as solicitações de entrevista, tudo de forma orgânica. Temos que saber qual é o seu intuito com o trabalho de assessoria de mídia: se você for um artista plástico e não abre faturamento, é mais vantajoso sair em veículos trade, como Arte1, em que seu público-alvo está mais presente do que no Valor Econômico.
A partir disso conseguimos medir a importância do clipping. Muitas vezes, sair em 100 blogs sobre diversos assuntos não traz o mesmo retorno de sair em apenas um portal que abranja seu público de interesse.
Por isso é importante esclarecer que é fundamental traçar um plano de comunicação. Claro, podemos incluir novas frentes e fazer mudanças, mas o trabalho de relações públicas é como os das “formiguinhas”. É preciso parceria entre o marketing e a agência para desenvolver um trabalho e uma comunicação 360º. Assim como no formigueiro, na agência acontece um trabalho planejado, em que é desenvolvida a comunicação corporativa focando todos os níveis: relacionamento com o jornalista/influenciador ou público-final, por meio da divulgação de conteúdo relevante que aperfeiçoam e destacam o trabalho do cliente.
Nem sempre quantidade é qualidade!
*Beatriz Destefani é jornalista, empresária e sócia-proprietária da Comunica PR, agência de Relações Públicas.