Brasília, 18 de Julho de 2024 - 4:52

ARTPLAN E SEIVA JUNTOS NA CAMPANHA DA AÇÃO DA CIDADANIA    

Levar comida a quem não tem. Este é o lema do Brasil Sem Fome, projeto idealizado pela Ação da Cidadania, maior movimento social de combate à fome do Brasil, que foi criado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993. Para reverberar ainda mais a mensagem desta iniciativa e incentivar as doações, a Artplan, com o apoio dos diretores Filhos do Dono, criou um filme para falar sobre o que as crianças esperam do futuro, como forma de alerta sobre o aumento da desnutrição infantil e insegurança alimentar.  

Meninos e meninas brincam, estudam e revelam seus anseios profissionais por meio da pergunta “O que eu quero ser quando crescer?”.  As imagens aparecem intercaladas com ilustrações em Inteligência Artificial (IA) e são embaladas por um rap, composto especialmente para a ocasião e criado pela produtora de áudio Pingado. Haverá, igualmente, intervenções urbanas em muros de duas comunidades de Niterói (RJ).  

“A falta de dinheiro para comprar alimentos e a diminuição da qualidade do que é consumido são fatores que confirmam a desigualdade social. Ainda que mães e pais deixem de comer ou tenham a alimentação reduzida para que os filhos sejam beneficiados, a associação entre desenvolvimento infantil e efeitos da nutrição irregular pode resultar em menor escolaridade e, consequentemente, menos oportunidades de trabalho, menor produtividade e salários mais baixos. Deixar que a fome impeça a realização de sonhos é uma violação da dignidade humana”, ressalta Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.   

Segundo dados do UNICEF, ao menos 32 milhões de meninas e meninos vivem na pobreza no Brasil em suas múltiplas dimensões: renda, educação, trabalho infantil, moradia, água, saneamento e informação. O Brasil sem Fome apoia no preenchimento desta lacuna desde 2002, retornando em 2021, durante a pandemia do Coronavírus, quando foram doadas mais de 20 mil toneladas de alimentos em todo o país.

O filme terá veiculação em TV fechada, em canais como GNT e GloboNews. As doações devem ser feitas no site www.brasilsemfome.org.br ou pelo PIX: doe@acaodacidadania.org.br.   

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados