Brasília, 17 de Abril de 2024 - 5:25

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO VENCE O PRÊMIO MARKETING BEST

No Dia Mundial do Autismo, 02 de abril, o Instituto Jô Clemente (IJC) recebeu o Prêmio Marketing Best, um dos principais do marketing brasileiro, conquistado por sua 1ª campanha do Brasil referente à Conscientização sobre o Autismo, na categoria Saúde. Referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, o instituto iniciou com a premiação suas celebrações no Dia Mundial do Autismo. O prêmio reconhece, desde 1988, as empresas que mais se destacam no planejamento e execução das estratégias de marketing de seus produtos ou serviços.

Oferecido pelo jornal Propmark, pela Academia Brasileira de Marketing (Abramark) e pela Editora Referência, o prêmio foi entregue pelos diretores executivos Fabio Madia e Tiago Ferrentini na sede do IJC, reconhecendo os melhores casos de sucesso do mercado: “Para nós, é uma celebração dupla. Sabemos da relevância em Marketing desse Prêmio e da importância dele para o IJC, que é referência para o tema do Transtorno do Espectro Autista”, afirma a gerente de Marketing, Comunicação e Voluntariado do instituto, Priscilla de Arruda Camargo. “Estamos extremamente felizes porque nossos objetivos com a campanha foram trazer à luz a importância do diagnóstico precoce também para o autismo.”

Para essa 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Autismo, idealizada em parceria com a agência AUDAZ, foram criadas mensagens-chave para informar, desmistificar os estereótipos, ressaltar a importância do diagnóstico precoce e como consegui-lo, incluindo nesse planejamento a produção de um filme publicitário sensibilizador sobre a temática, “Conselhos”, em parceria com a Porão Filmes, em 2 versões (30 segundos e 2 minutos) com a participação especial do ator e cantor Vitor Fadul, diagnosticado com autismo recentemente.

“Conseguimos impactar cerca de 20 milhões de pessoas nos canais on e off line, envolvendo um total de 29 parceiros, entre empresas de vários segmentos, de comunicação e de mídia, torcidas de futebol inclusivas e as redes de cinemas Cinemark, Kinoplex e Playarte que veicularam o filme junto aos trailers, no mês de novembro último”, diz Priscilla Camargo.

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil, com 205 milhões de habitantes, possui cerca de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem.

Foram realizadas diversas ações que abordaram o autismo de forma abrangente, desde o fornecimento de conteúdos informativos gratuitos até sessões especiais de cinema.

Entre as empresas e instituições participantes da campanha, além dos parceiros e das redes de cinema acima citadas, incluem-se a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), a rede MultiPark de estacionamentos, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), assim como a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

As ações também envolveram as torcidas Alviverdes, Alvinegros e Sou Tricolor – dos clubes paulistas de futebol Palmeiras, Corinthians e São Paulo, bem como o apoio das empresas Arcos Dorados, Espaçolaser, Colgate-Palmolive, GOL, FlixMedia e Fantastic Brindes, além dos parceiros de mídia e de comunicação: Abril Comunicações (Revista Você RH), Pais&Filhos, Revista Materlife, Novabrasil, Rádio Kiss FM, Rádio Capital AM/FM, Programa Gente Que Fala AM, Rádio Zero 9 e Liquo Áudio. 

Esta é a 33ª edição do Prêmio Marketing Best, e a Campanha do IJC foi uma das vencedoras entre as iniciativas inscritas em 30 categorias da premiação, que contempla também os prêmios especiais “Empresa do Ano” e “Marketing Citizen”.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados