Brasília, 19 de Abril de 2025 - 11:48

SEBRAE QUER POSITIVAR O DITO: “O NEGÓCIO TÁ PRETO”

Quantas vezes você ouviu a expressão “o negócio está preto”, associada a algo ruim? Visando reverter a percepção das pessoas quando escutam essa expressão, tão, frequentemente, associada a algo obscuro e difícil, o Sebrae apresenta campanha para destacar a força e importância do empreendedorismo negro. Dados da  entidade apontam que o afroempreendedorismo movimenta cerca de 2 trilhões de reais no país. E 54% – a maioria – dos empreendedores são negros.

No Brasil, apesar de serem maioria, os empreendedores afrodescendentes são os que enfrentam maior dificuldade para abrir e manter seus negócios. A comunicação, idealizada e criada apenas por colaboradores negros da agência Moringa, visa dar um novo sentido ao termo, destacando que “Se o negócio tá preto, tá fazendo a diferença”.

A campanha se destina a conversar, diretamente, com a comunidade negra do ponto de vista positivo e motivacional, transmitindo a mensagem de que “se a coisa tá preta, a coisa tá boa”. Além disso, a ideia é abordar outros públicos, que não necessariamente pertencem à etnia, buscando educar, inspirar e trazer dados relevantes sobre o afroempreendedorismo.

O tema será abordado de forma ampla e consistente, pautado em alcançar empreendedores negros e dar visibilidade à causa, assim como promover as empresas afroempreendedoras e apoiá-los em seus principais desafios, por meio de conteúdos informativos e ações práticas.

Com foco nas redes sociais como TikTok e Instagram, além do Sebrae Conecta, a campanha se desdobrará em diversas ações, incluindo a ampliação do engajamento por meio de influenciadores negros, como Nina Silva, Jacira Doce, Hisan Silva e Maurício Bahia. Além disso, a comunicação destacará a criação do “Território Afroempreendedor” para reunir negócios da comunidade em um ambiente digital. Com conteúdos de apoio específicos.

CEO da Moringa, Rianni Bertoldo

“É uma característica da Moringa trazer ideias inovadoras para os nossos clientes. A estratégia e criação desta campanha foi desenvolvida, exclusivamente, por colaboradores negros. Com um movimento inédito e necessário, nossa proposta é criar um impacto real, por meio de conteúdos diversos e autênticos, para que essa expressão negativa seja sinônimo de sucesso e prosperidade a esses empresários”, diz a CEO da Moringa, Rianni Bertoldo.

FICHA TÉCNICA:

Cliente: SEBRAE

Produto: institucional

Agência: Moringa

Título: Se o negócio está preto, é porque está bom

CEO: Rianni Bertoldo

Atendimento: Rosa Cordeiro, Manoela Nodari e Manuela Rocha

Estratégia: Marcela Morais, Caio Ribeiro, Cristiane Seabra e Zuleide Xavier e Gabriel Garcia

Diretor de Criação: Fabrício Batista Criação: Heitor Perpétuo, Emanuel Oliveira e Bianca Alves Conteúdo: Camila Carrano, Mariana Rodrigues Veloso, Susi Morais e

Sindy Souza

Mídia: Patrick Martins

Gestão de Projetos: Diogo Moreira, Priscila Gonçalves e Samantha Brandão

RTV:  Samantha Brandão

Aprovação Cliente: Larissa Meira, Ana Carolina Gonçalves e Henrique Nabuco

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter