Brasília, 16 de junho de 2026 - 0:03

SECOM MOSTRA COMO O LIXO VIRA RENDA PELAS MÃOS DOS CATADORES 

SECOM MOSTRA COMO O LIXO VIRA RENDA PELAS MÃOS DOS CATADORES 

Além dos benefícios ambientais, a reciclagem impacta diretamente a renda de milhares de famílias brasileiras. Esse é o ponto de partida da nova campanha de utilidade pública da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal, criada pela agência Calia, que chega às telas e rádios de todo o país neste mês de junho.

Sob o título “Tratamento de Resíduos – Reciclando o presente, transformando o futuro”, a ação almeja provocar uma mudança de hábito na sociedade ao dar rosto e voz a uma categoria essencial, mas que muitas vezes trabalha na invisibilidade: as catadoras e os catadores de materiais recicláveis.

Em vez de apostar em frases genéricas e institucionais como o clássico “faça sua parte”, a campanha traz um argumento prático e humano, amparado no conceito: “O resíduo que você separa vira renda nas mãos de quem recebe”. A ideia é transformar o ato de separar o lixo em casa em um gesto direto de solidariedade e inclusão econômica.

Para o vice-presidente executivo da Calia, Zé Augusto, o principal desafio criativo foi quebrar a barreira do distanciamento que a maioria das pessoas tem com o tema. “Sempre que se fala em reciclagem, o tom costuma ser muito frio ou distante da realidade. A Secom queria mudar essa perspectiva, então trouxemos o fator humano para o centro de tudo”, diz.

O filme principal mostra o olhar de uma criança. Ao observar a rotina de um catador que passa pela sua rua, a menina decide mudar os hábitos da sua própria casa e, aos poucos, acaba mobilizando toda a vizinhança.

A história mostra como um cuidado simples na hora do descarte facilita o trabalho do profissional, aumenta a produtividade das cooperativas e gera mais renda, além de trazer dignidade e reconhecimento para esses trabalhadores dentro da comunidade.

“Além da consciência ambiental, o briefing também pedia que abordássemos a invisibilidade social dos catadores. Eles estão por toda parte, os vemos todos os dias, mas poucas pessoas os percebem”afirma o diretor de Criação da Calia,Maurício Oliveira.

Com cobertura nacional, a estratégia multiplataforma envolve filme para TV aberta, peças para as redes digitais e spots de rádio.

Ficha Técnica

Agência: Calia Y2 

Cliente: Secom/PR 

Campanha: Tratamento de Resíduos – Reciclando o presente, transformando o futuro.

Direção Geral de Criação: Geisa Lopes

Direção de Criação: Paulo Fernandes, Maurício Oliveira, Alexandre Ferro, Cícero Fraga

Head of art: Bruno Lima

Redação: Maurício Oliveira

Direção de arte: Lívia Roma

Diretora Geral de Atendimento: Claudia Lassance 

Diretor de Atendimento: Samir Augusto 

Atendimento: Letícia Fekete, Aline Souza, Ludmila Queiroz. 

Atendimento Digital: Juliana Vasconcellos. 

Mídia/BI: Milena Lima, Mayko Chaves, Luana Pessoa, Felipe Pereira, Alaine Santos, Lucas Germano, Jessica Marques, Alexandre Maluf e Alexandre Nobre. 

Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, Liana Bonaccorsi, Gabriela Dantas, Carolina Carvalho

Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Regina Arruda, Camila Beatriz. 

Conteúdo Digital: Diego Matos, Lucca Farinasso, Ari Neto, Alessandro Resende, Marcela Silva, Débora Freitas e André Oliveira.

Diretor de Produção: Marcos Araújo 

Produção gráfica e RTV: Fernanda Machado, João Bosco, Adriana Berquó.

Produção Digital: Lucas Xavier 

Arte final: Antônio Elias, Mardelson Carmo.

Fotógrafo: Antonio Pedro

Tratamento imagens: Raphaelfs

Aprovação: Samantha Marchiori, Matheus Fernandes, Catia Siqueira, Thainá Costa.

Período: maio/2026 

Produtora de vídeo: Ilha Crossmidia

Diretor de Cena: Victoria Salles de Oliveira Fernandes

Diretor Executivo: Flavia da Silva Lebre

Atendimento: Bianca Soares e Larissa Almeida

Diretora de Produção: Matheus Rabello

Produção: Monise Kristoschek

Ajudantes de Produção: Pedro Otavio Acquaroni

Diretor de Arte: Tiago Barbosa 

Produtora de Elenco:  Rita de Cássia Chichitoste

Produtora de Figurino: Slana Bovo Minto

Coordenador de Pós-Produção: Gabriel Fernando 

Assistente de Coordenação de Pós-Produção: Cris Santos

Montagem: Brunão Silva

Efeitos/3D:  Rodrigo Tavares

Color Grading: Junior Xis

AD: Priscila Almeida

Finalizador: Brunão Silva

Libras: Sansão

Cópias: Brunão Silva

Produtora de áudio: Direct Áudio 

Diretor Executivo: Pedro Gontijo 

Diretor Musical: Léo Nicolosi 

Mixagem e Finalização: Léo Nicolosi 

Coordenação de Produção: Victor Nogueira

Sound Design: Wagner Souza

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter